quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ensino a distância ou à distância?



Consultando algumas dicas do prof. Sérgio Nogueira encontrei esta que me parece ser útil. Ele esclarece dúvidas de leitores! Confiram abaixo:

Carta de leitor: “Aprendi e durante muitos anos ensinei que não se usa crase diante da palavra DISTÂNCIA quando ela é indeterminada: ‘A tropa ficou a distância”; “O inimigo estava a distância”. (…) Como leio nos jornais, revistas, publicações do MEC a expressão “ensino à distância”, fico a me perguntar se, por acaso, eu estaria errado.”
Meu caro leitor, a sua dúvida é, na verdade, a de muitos.
É outro caso polêmico. Há muito que estava para escrever a respeito desse assunto. Hoje em dia, antes de responder a certas perguntas, eu consulto a mais de dez gramáticas.
Quanto ao uso do acento indicativo da crase antes da palavra DISTÂNCIA, só há uniformidade de pensamento se a distância estiver determinada: “Ficamos à distância de dois metros do palco”.
Se a distância não estiver determinada, teremos um problema a enfrentar: alguns autores afirmam que não ocorre a crase, outros simplesmente “fogem” do assunto, e a maioria consultada é favor da crase.
Eu defendo o uso do acento da crase por se tratar de uma locução feminina. Entra no mesmo caso de: à vista, à beça, à toa, à força, à mão, à vontade, às claras, às vezes…
Portanto, prefiro “ensino à distância”.



sábado, 23 de julho de 2011

Amy se foi!



A cantora Amy Winehause foi encontrada morta nesta manhã em Londres. Tudo indica que teve uma overdose. Apesar de uma carreira reconhecida mundialmente, não conseguia se livrar do vício, o qual a fez aparecer em público embriagada ou entorpecida por diversas vezes. Ela era uma pessoa carismática e encantou a todos por ter originalidade, fez sucesso em todos os lugares por onde passava e, de quebra, seu visu e penteado eram copiados por muitas mulheres. É triste saber que ela foi domada pelas drogas. Era tão jovem! Vai-se com apenas 27 anos. Que descanse em paz!


sexta-feira, 15 de julho de 2011

Qual é o correto: enfarto, enfarte, infarto, infarte?



Não há definição para infarte, vista como erro ortográfico, as outras três são aceitáveis como correspondentes: enfarto, enfarte, infarto.
A palavra mais aceita pelos médicos é infarto.

As definições abaixo são do dicionário Michaelis.

en.far.to
sm (der regressiva de enfartar) V enfarte.


en.far.te

sm (der regressiva de enfartar) 1 Ato ou efeito de enfartar ou enfartar-se. 2 Ingurgitamento, in­chação. 3 Med Necrose de coagulação, circuns­crita, de um órgão (o coração, p ex), em conseqüên­cia da obliteração de uma artéria. Var: enfarto, infarto.


in.far.to
sm (lat cient infarctu) V enfarte.





terça-feira, 12 de julho de 2011

Como Conseguir Um Ataque Cardíaco?



Não, leitor, nem pense em dizer que o título está errado! Vou dar umas dicas que ajudarão você a ter ataque cardíaco, mesmo! É que achei interessante, devido ao fato de que as pessoas não tiram um momento para relaxamento, pois a vida moderna exige correria. Não falo daquele soninho básico que as pessoas fazem à noite. Mas, do desaceleramento do pensamento. Já ouviram a vovó dizer que preocupação mata? Pois é! Ela estava certa. Muitas preocupações e a falta de tempo para curtir as pequenas coisas da vida podem matar.
Os ataques cardíacos matam mais do que o câncer ou doenças como a AIDS!
Pior, as mulheres atualmente são as maiores vítimas do ataque, coisa que a bem pouco tempo acentuava-se mais em homens.
Não é por acaso, a mulher ocupou muitos papéis sociais e não é só dona de casa, cuida de filhos, marido e trabalha fora. Muito atarefada, convive com estímulos estressantes.
Com todas essas tarefas, não sobra tempo para organizar momentos que proporcione relaxamento. Pois bem, abaixo as dicas para um ataque fulminante!

Segundo o Dr. Ernesto Artur, há doze dicas:

1. Cuide de seu trabalho antes de tudo. As necessidades pessoais e familiares são secundárias.

2. Trabalhe aos sábados o dia inteiro e, se puder também aos domingos.

3. Se não puder permanecer no escritório à noite, leve trabalho para casa e trabalhe até tarde.

4. Ao invés de dizer não, diga sempre sim a tudo que lhe solicitarem.

5. Procure fazer parte de todas as comissões, comitês, diretorias, conselhos e aceite todos os convites para conferências, seminários, encontros, reuniões, simpósios etc.

6. Não se dê ao luxo de um café da manhã ou uma refeição tranqüila. Pelo contrário, não perca tempo e aproveite o horário das refeições para fechar negócios ou fazer reuniões importantes..

7. Não perca tempo fazendo ginástica, nadando, pescando, jogando bola ou tênis. Afinal, tempo é dinheiro.

8. Nunca tire férias, você não precisa disso. Lembre-se que você é de ferro. (e ferro , enferruja!!!)

9. Centralize todo o trabalho em você, controle e examine tudo para ver se nada está errado.. Delegar é pura bobagem; é tudo com você mesmo.

10. Se sentir que está perdendo o ritmo, o fôlego e pintar aquela dor de estômago, tome logo estimulantes, energéticos e anti-ácidos. Eles vão te deixar tinindo.

11. Se tiver dificuldades em dormir não perca tempo: tome calmantes e sedativos de todos os tipos. Agem rápido e são baratos.

12. E por último, o mais importante: não se permita ter momentos de oração, meditação, audição de uma boa música e reflexão sobre sua vida. Isto é para crédulos e tolos sensíveis.

Sobrecarregado(a), não tem como falhar!

Sintomas do infarto:

Segundo especialistas, o principal sinal é a dor muito forte no peito, que pode se irradiar pelo braço esquerdo e pela região do estômago.

Atenção para os sinais e sintomas de um possível ataque cardíaco:

1. Uma pressão desconfortável no peito ou nas costas que demora mais do que alguns minutos para ir embora.
2. A dor espalha-se para os ombros, pescoço ou braços.
3. A dor no peito vem acompanhada de tonturas, suor, náusea, respiração curta ou falta de ar e sensação de plenitude gástrica.

Os médicos alertam que nem todos estes sintomas ocorrem em cada ataque. Algumas vezes podem ir e voltar.


Agora, vou reverter a situação com dicas saudáveis:

  1. Consulte o seu médico periodicamente.
  2. Meça sua pressão arterial.
  3. Diga não ao fumo ativo ou passivo.
  4. Verifique a quantidade de sal nos rótulos dos alimentos.
  5. Diga não ao sedentarismo. Pratique atividade física.
  6. Escolha bem seus alimentos.
  7. Controle o colesterol.
  8. Evite o estresse.
  9. Procure estar perto das pessoas que ama e torne sua vida mais alegre.
  10. Seja bem humorado e brinque com os tropeços da vida. Afinal, ninguém tem momentos felizes o tempo todo.
  11. Respire fundo quando sentir alguma tensão.
  12. Curta uma música agradável, veja um filme.

Aproveite as dicas e reflita sobre o tipo de vida que leva, ou será forte candidato(a) ao ataque fulminante.