quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Corrupção é defendida pelos deputados.




O Brasil não tem solução, os nossos deputados resolveram apoiar a corrupção e todo cinismo da pauta. Falo do caso Jaqueline Roriz. Leiam o texto retirado da Veja:

Por Gabriel Castro

A Câmara dos Deputados perdeu nesta terça-feira mais uma chance de melhorar a desgastada imagem do Congresso: os deputados livraram Jaqueline Roriz (PMN-DF) da cassação. Prevaleceu o instinto de sobrevivência na hora de julgar a colega que foi filmada recebendo dinheiro do Mensalão do DEM, em 2006. Foram 265 votos contra, 166 votos a favor e 20 abstenções. Outros 62 parlamentares não compareceram.

O resultado foi anunciado às 20h13. Os deputados consolidaram, assim, a tese de que fatos anteriores ao mandato não podem ser usados para punir um parlamentar. Dessa forma, a vergonhosa absolvição de Jaqueline consolida uma jurisprudência e abre as portas para novos episódios de impunidade. A deputada foi flagrada recebendo maços de dinheiro do operador do Mensalão do DEM, Durval Barbosa, em 2006.

Jaqueline Roriz não permaneceu em plenário para assistir ao desfecho da votação. O anúncio do resultado foi acompanhado por vaias de manifestantes que acompanhavam a sessão das galerias da Câmara.

Argumentos -
Carlos Sampaio (PSDB-SP), relator do caso, iniciou a leitura de seu parecer às 17h30. "Se viéssemos a saber no dia de hoje que determinado parlamentar praticou pedofilia, que ele matou, que ele estuprou, o que essa Casa iria dizer à sociedade brasileira?", indagou o tucano, que sugeriu a cassação. O relatório dele havia sido aprovado por 11 votos a 3 no Conselho de Ética da Câmara.

Sampaio se exaltou ao lembrar que Jaqueline Roriz defendera a cassação de Eurides Brito (PMDB), deputada distrital filmada recebendo dinheiro nas mesmas condições: "Quanta desfaçatez, chamar de cara de pau, de mau caráter, dizer que a cidade sangra por alguém que cometeu a mesma conduta valendo-se apenas do privilégio de que as imagens não teriam sido divulgadas à época”, criticou o relator.

Cinismo -
Em seu discurso, a deputada pouco falou a respeito das acusações: fez um pronunciamento sentimentalista: "Esse julgamento histórico, haverá de prevalecer o respeito à pessoa humana e o respeito às leis deste país", disse ela. A parlamentar criticou os interesses dos que a acusam e querem "se apresentar como paladinos da moralidade".

A filha do ex-governador Joaquim Roriz não negou ter recebido dinheiro de origem ilícita. Prendeu-se apenas a um detalhe técnico: "Em 2006, eu era uma cidadã comum, não era deputada nem funcionária pública. Portanto, não estava submetida ao Código de Ética da Câmara”, afirmou.

Jaqueline estava em dúvida se deveria discursar: decidiu subir à tribuna pela primeira vez em seu mandato para não cometer um gesto que desagradasse os colegas. Ao fim do discurso, ela foi vaiada por manifestantes que ocupam as galerias da Casa. O advogado Eduardo Alckmin falou antes de Jaqueline. Ele sustentou a tese de que a punição não poderia ser aplicada porque, quando recebeu o dinheiro sujo, a deputada ainda não ocupava cargo público.

Vejam o que o PT faz com o Ensino Superior



As Universidades Federais estão em crise em todo o país. Como se não bastasse, o ministro promete criar outras mais, no intuito de ludibriar as pessoas e garantir sua candidatura pela prefeitura de São Paulo. Quanta competência, não? Para demonstrar as fragilidades dessas instituições, pego um texto sobre a de Garanhuns- PE. Confiram!

Fonte: Logo-ae

Apenas cinco quilômetros separavam, nesta terça-feira, duas cenas marcantes na vida dos pernambucanos. Em uma sessão solene, na Universidade Estadual de Pernambuco (UPE), a presidente Dilma Rousseff, carregando a tiracolo o ministro da Educação, Fernando Haddad, dava uma aula inaugural no curso de medicina ao lado de ilustres autoridades, como o governador Eduardo Campos (PSB).

Naquele mesmo momento, professores e alunos do câmpus de Garanhuns da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), anunciavam que a instituição, inaugurada pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva como pioneira na interiorização do ensino superior no país, "está em coma profundo, na UTI, precisando de uma junta médica para salvá-la".

A paisagem no câmpus era, de fato, desoladora. Esgoto a céu aberto, falta de professores e servidores, de salas de aula e laboratórios, de ônibus, de água, um hospital veterinário fantasma - e, para completar, uma aula inaugural de agronomia dada no auditório, por falta de sala.

"É tão grande a dificuldade para entrar aqui, e ao chegar vemos que a dificuldade para sair aprendendo alguma coisa é ainda maior", resumiu o calouro Hugo Amadeu. "Ela (Dilma) vai atender a um curso de elite e aqui falta laboratório", emendou outro, Lucas Albuquerque. No curso de ciências agrárias, "não se dispõe de um único hectare para trabalho experimental", diz um professor.

Números - Professores, alunos e funcionários já encaminharam à Presidência um documento de 26 páginas relatando os problemas no câmpus. A UFRPE tem nove construções suspensas e duas interrompidas, por problemas com as construtoras. Um mês atrás, o Estado noticiou que o de Serra Talhada foi definido pelos alunos como "museu de obras". O diretor da unidade de Garanhuns, Marcelo Lins, reconhece os problemas mas afirma que "um enorme esforço" está sendo feito para resolvê-los.


Comento: Viram o que o PT faz com o Brasil? Enquanto na televisão fala-se que o Brasil está em boas mãos, na vida real vai de mal a pior. Tudo propaganda enganosa! A realidade é que nossos governantes não pensam em melhorar a vida da população, pensam apenas em multiplicar seu próprio patrimônio com o dinheiro vindo muitas vezes de forma ilícita e à custa do voto e suor dos que confiaram neles, certamente gente sem discernimento para cair na conversa.


terça-feira, 30 de agosto de 2011

Português: Brasil e Portugal



Existem muitas diferenças entre o nosso português e o falado em Portugal, mas o que quero frisar esta no campo semântico do vocabulário. É que damos outros sentidos as palavras.

Vejam uma listagem que encontrei no portal: Só Português

Português do Brasil
Português de Portugal
abridor tira-cápsulas
açougue talho
aeromoça hospedeira de bordo
apostila sebenta
banheiro casa de banho
cafezinho bica
caixa, caixinha boceta
calcinha cueca
carteira de identidade bilhete de identidade
carteira de motorista carta de condução
celular telemóvel
conversível descapotável
fila bicha
geladeira frigorífico
grampeador agrafador
injeção pica
meias peúgas
ônibus autocarro
pedestre peão
ponto de ônibus paragem
professor particular explicador
sanduíche sandes
suco sumo
trem comboio
xícara chávena

Perceberam? É divertido analisar os usos que eles fazem. Então, se um dia visitares Portugal, não se assuste ao ouvir: Aqui está a bicha. Eles querem dizer que você deve pegar a fila.



quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Qual o correto: tris ou triz?



Você deve estar se perguntando qual a forma aceita, né mesmo? Pois bem, terás uma surpresa. As duas formas existem.



TRIS com 's' é som produzido, por exemplo, pelos cacos de um copo de vidro quando este se parte, quebra-se.
Também exprime a ideia de 'três vezes':
"Santo, Santo, Santo", por exemplo, da liturgia católica.

Ou numero: Trisavô, trisarquia.


TRIZ - é 'um quase nada'. - Morfologicamente é locução adverbial
e aparece na expressão 'por um triz'.
Ex.: Por um triz ele não caiu no barro.

Que significa:
por um ápice, por um fio, pouco faltando; com grande custo, milagrosamente: Escapou por um triz.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Qual a pronúncia de gratuito?



É comum ouvir as pessoas pronunciarem erradamente esta palavra, por desconhecer a maneira exigida pela Língua. Assim, frisam o som do i.
Com toda essa confusão acabam por acharem normal o uso inadequado e repassam aos desavisados. Já ouvi, inclusive, repórteres de tv falarem gratuíto (o acento não existe na palavra, coloquei apenas para mostrar como pronunciam). Mas fique atento(a), com as dicas que trouxe neste bloguinho tudo ficará mais fácil. Devemos pronunciá-la como a palavra muito.
Agora, aproveite a dica e aprimore seu português. Até a próxima!


quinta-feira, 11 de agosto de 2011

O brasileiro alimenta-se mal.




Quando ministrava aulas no curso de Técnico em Nutrição e Dietética pelo CETAS-RO, trabalhei um texto sobre a fome na visão de Josué de Castro (Do livro: Geografia da fome), o qual mostrava que o brasileiro desde a época de seus escritos sofria de carência alimentar. Na verdade, a fome não é somente a falta do alimento, mas também, a carência de algum nutriente importante para a manutenção de um organismo saudável. Na atualidade, não é diferente. O brasileiro continua a alimentar-se mal. Li sobre isso numa pesquisa recente, confiram abaixo:

Por Renata Demôro do sítio: http://gnt.globo.com/saude/alimentacao/Estudo-indica-que-brasileiro-nao-se-alimenta-bem.shtml


Como anda a alimentação do brasileiro? Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada recentemente, apresenta dados importantes sobre aquilo que o brasileiro coloca no prato – e no corpo. A dupla arroz e feijão continua sendo preferência nacional, mas o café encabeça a lista. O destaque negativo fica por conta do excesso de sal, gorduras e açúcar.

Refeições fora de casa estão na mira
O estudo aponta que, em média, 16% das calorias são ingeridas fora de casa, sugerindo que o elevado consumo de pizzas, salgados fritos, doces e refrigerantes acontece em bares e restaurantes. O excesso de sódio também é uma preocupação, já que 90% dos entrevistados disseram ingerir valores acima do recomendado. A explicação para este índice elevado estaria na presença de sal em diversos alimentos industrializados, como embutidos e enlatados. Para não exagerar na dose, é preciso prestar atenção aos rótulos.

Em parceria com o Ministério da Saúde, a “Análise do Consumo Alimentar Pessoal no Brasil” avaliou os hábitos dos moradores de 13.569 domicílios, entre 2008 e 2009. A seguir, preparamos uma tabela que compara os dados da pesquisa com recomendações médicas e aponta os riscos de uma alimentação desequilibrada. Confira:
  • 1
    Sódio
    O estudo do IBGE apontou o consumo de 3.200 mg/dia, enquanto a recomendação é de até 2.200 mg/dia. O excesso de sódio aumenta o risco de hipertensão, acidente vascular cerebral, câncer gástrico e complicações renais.
  • 2
    Gorduras
    Dos pesquisados, 82% ingere valores acima do recomendado. O ideal seria que, por dia, as calorias provenientes de gordura representassem, no máximo, 7% do total calórico. O consumo em excesso pode aumentar os níveis de colesterol no sangue, levando a arteriosclerose, obesidade e câncer.
  • 3
    Açúcar
    De acordo com a pesquisa, 60% dos brasileiros consome mais açúcar do que o recomendando. O ideal é que as calorias provenientes do açúcar representem até 10% do total diário. Sua ingestão em excesso pode levar a diabetes, problemas cardiovasculares, obesidade, distúrbios metabólicos e reações alérgicas.

  • 4
    Cálcio
    O estudo apontou que mulheres até 50 anos e homens de todo o grupo ingerem menos de 800mg/dia, enquanto o consumo deveria ser de 1.000mg/dia. A deficiência de cálcio pode levar a osteoporose, pressão alta, dores na coluna, cãibras, unhas fracas, cáries e inflamação das gengivas.
  • 5
    Vitamina D
    A maioria dos entrevistados consome menos do que os 10 mcg/dia recomendados. A falta de vitamina D pode prejudicar a absorção de cálcio e a produção de insulina e ainda levar a osteoporose e raquitismo.
  • 6
    Vitamina E
    O estudo mostrou que a maioria dos entrevistados consome menos de 12mcg/dia. Os órgãos de saúde indicam que a ingestão deve ser de 15mcg/dia. A falta de vitamina E pode aumentar os níveis de colesterol e levar a insônia, fadiga, infarto, trombose e dificuldade de cicatrização.


Crase e os números



A crase é a fusão entre preposição e artigo, basicamente usada em relação ao substantivo.

Ex.: Márcia foi a + a festa.(Márcia foi à festa.)

Em relação aos números, usamos o sinal indicativo de crase (`) se configurar por exemplo:

  • horas: Chegou às 11 horas.
  • Referindo-se à uma palavra feminina elíptica: Leia o texto da página 5 à 10. ( Leia o texto da página 5 à página 10.)
  • Uso de preposição da:
Ex: Serão dispensados os alunos da 1ª à 4ª série.
Trabalharei da segunda à sexta. ( de segunda a sexta, SEM CRASE)

Não ocorre crase em:
  • O curso vai de 20 a 30 de agosto. (Pois representa a palavra dia que é masculina)
  • Atendimento de segunda a sexta.

Macete:

da com a, crase há. Se usa de, crase pra quê?






terça-feira, 2 de agosto de 2011

O Grampo da Velhinha.


Luis Fernando Verissimo

Como se sabe, existe uma velhinha em Taubaté que é a última pessoa no Brasil que acredita. Ela acredita em anúncio, acredita em nota de esclarecimento, acredita até nos ministros da área econômica. Depois que foi localizada, a velhinha de Taubaté, coitada, não teve mais sossego. Todos os dias batem à sua porta querendo saber que canal ela está olhando, que produto ela está usando e se a explicação do governo sobre o último escândalo foi convincente. Ela sempre diz que foi. Algumas agências de publicidade estão incluindo no seu approach de marketing um "Velhinha Factor", ou a questão: isto passa pela velhinha? Muitas entidades públicas e privadas mantêm a velhinha sob constante observação. Fala-se mesmo que existe em Taubaté uma unidade médica em prontidão permanente, exclusivamente para atender a velhinha em caso de mal súbito ou escorregão. Há uma convicção generalizada de que, quando a velhinha se for, tudo desmoronará. A boa saúde da velhinha interessa tanto ao governo quanto à oposição responsável. Se ela morrer - ou deixar de acreditar -, teremos o caos, que não convém ao projeto político de nenhum dos lados. Quando o Tancredo e o Figueiredo se encontrarem e um perguntar como vai a saúde, não estará se referindo nem ao outro, nem ao Aureliano. Estará falando da velhinha de Taubaté. Só a velhinha de Taubaté nos separa das trevas.

Por isto, segundo o Correio Braziliense, o SNI decidiu intensificar sua vigilância sobre a velhinha e um agente disfarçado de funcionário da companhia telefônica bateu à sua porta, há dias. Foi a própria velhinha, um pouco irritada com as constantes interrupções do seu tricô e do seu programa na TV, quem atendeu. - Quié? - Vim consertar o telefone. - Eu não tenho telefone. O agente pensou com rapidez. - Vim instalar o telefone e depois consertar. - Mas eu não comprei telefone nenhum. - Deve ser presente de alguém. - Quem me daria um telefone de presente? - Alguém que está tentando ligar para cá e não consegue. A velhinha acreditou. Mas pensou um pouco e decidiu: - Se ele já vem estragado, eu não quero. E fechou a porta. O agente entrou em contato com seus superiores. Recebeu instruções para adotar o Plano de Contingência B. No dia seguinte bateu à porta da velhinha vestido de mulher e apresentando-se como divulgadora de produtos de beleza. Apesar do bigode e da barba, a velhinha acreditou. Deixou-o entrar e enxotou um gato de uma poltrona para ele sentar. - Estamos lançando uma linha de grampos para o cabelo e queremos que a senhora seja uma das primeiras a experimentar. - Mmmm. São grátis? - Absolutamente grátis. Só há algumas condições. A senhora precisa usá-los o tempo inteiro. Menos no banho, porque se molhar estraga o transmis... Estraga o grampo. - E se eu quiser comprar depois de experimentar, posso? - Pode. - Quanto custa cada um? - Dez mil dólares. - É um pouco salgado... A velhinha está usando os grampos o tempo inteiro, menos no banho e todas as suas reações estão sendo gravadas e mandadas para Brasília, para análise. Houve um momento de suspense quando a velhinha, em conversa com um gato, expressou algumas dúvidas sobre o caso Capemi. Mas as dúvidas passaram e a velhinha voltou a acreditar na versão oficial. Sua pulsação é firme. Sua digestão é boa. Fora uma pequena artrite, nada ameaça sua saúde. Ainda temos algum tempo antes do caos.


Comento: Esta personagem é uma criação do escritor mencionado no início do texto. Uma caricatura benfeita do povo brasileiro, cuja igenuidade o torna vulnerável a sofrer as consequências de ser enganado constantemente. Lendo a história podemos compará-la ao texto de Clarice Lispector, há um ponto em comum: confiar na honestidade das pessoas. Assim, o aproveitador encontra a oportunidade para levar vantagem sobre tudo. A velhinha de Taubaté acreditava até em políticos... rsrsrs

Luis Fernando Verissimo (Porto Alegre, 26 de setembro de 1936) é um escritor brasileiro. Mais conhecido por suas crônicas e textos de humor, mais precisamente de sátiras de costumes, publicados diariamente em vários jornais brasileiros, Verissimo é também cartunista e tradutor, além de roteirista de televisão, autor de teatro e romancista bissexto. Já foi publicitário e copy desk de jornal. É ainda músico, tendo tocado saxofone em alguns conjuntos. Com mais de 60 títulos publicados, é um dos mais populares escritores brasileiros contemporâneos. É filho do também escritor Erico Verissimo.

Das Vantagens de Ser Bobo.



Clarice Lispector

O bobo, por não se ocupar com ambições, tem tempo para ver, ouvir e tocar o mundo. O bobo é capaz de ficar sentado quase sem se mexer por duas horas. Se perguntado por que não faz alguma coisa, responde: "Estou fazendo. Estou pensando." Ser bobo às vezes oferece um mundo de saída porque os espertos só se lembram de sair por meio da esperteza, e o bobo tem originalidade, espontaneamente lhe vem a idéia. O bobo tem oportunidade de ver coisas que os espertos não vêem. Os espertos estão sempre tão atentos às espertezas alheias que se descontraem diante dos bobos, e estes os vêem como simples pessoas humanas. O bobo ganha utilidade e sabedoria para viver. O bobo nunca parece ter tido vez. No entanto, muitas vezes, o bobo é um Dostoievski. Há desvantagem, obviamente. Uma boba, por exemplo, confiou na palavra de um desconhecido para a compra de um ar refrigerado de segunda mão: ele disse que o aparelho era novo, praticamente sem uso porque se mudara para a Gávea onde é fresco. Vai a boba e compra o aparelho sem vê-lo sequer. Resultado: não funciona. Chamado um técnico, a opinião deste era de que o aparelho estava tão estragado que o conserto seria caríssimo: mais valia comprar outro. Mas, em contrapartida, a vantagem de ser bobo é ter boa-fé, não desconfiar, e portanto estar tranqüilo. Enquanto o esperto não dorme à noite com medo de ser ludibriado. O esperto vence com úlcera no estômago. O bobo não percebe que venceu. Aviso: não confundir bobos com burros. Desvantagem: pode receber uma punhalada de quem menos espera. É uma das tristezas que o bobo não prevê. César terminou dizendo a célebre frase: "Até tu, Brutus?" Bobo não reclama. Em compensação, como exclama! Os bobos, com todas as suas palhaçadas, devem estar todos no céu. Se Cristo tivesse sido esperto não teria morrido na cruz. O bobo é sempre tão simpático que há espertos que se fazem passar por bobos. Ser bobo é uma criatividade e, como toda criação, é difícil. Por isso é que os espertos não conseguem passar por bobos. Os espertos ganham dos outros. Em compensação os bobos ganham a vida. Bem-aventurados os bobos porque sabem sem que ninguém desconfie. Aliás não se importam que saibam que eles sabem. (...) Bobo é Chagall, que põe vaca no espaço, voando por cima das casas. É quase impossível evitar excesso de amor que o bobo provoca. É que só o bobo é capaz de excesso de amor. E só o amor faz o bobo.