quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Sabes qual é a maior palavra da Língua Portuguesa?



Pode não ser tão relevante saber qual é a maior palavra de nossa língua, mas é curioso porque é complicado alguém decorar uma palavra tão grande assim: pneumoultramicroscopicossilicovulcanoconiótico

Ela contém 46 letras, foi registrada no dicionário Houaiss desde 2001. Seu significado: pessoa que tem a doença pulmonar, causada por inalação de pó de origem vulcânica (cinzas com alto teor de silício) causando inflamação nos pulmões. Antes, a palavra que tinha maior número de letras era anticonstitucionalissimamente, esta com 29 letras. Já ultrapassada por outras, além da que está em negrito.

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Plural dos compostos ligados com preposição.




Muitas dúvidas surgem quando precisamos pluralizar algumas palavras em Língua Portuguesa, um dos casos que nos chamam atenção é o plural dos substantivos compostos. Estes devem ser analisados de acordo com os elementos que os formam. O caso que venho tratar é em relação àqueles que se unem através de uma preposição. Exemplo: Lua de mel, pé de moleque, pau de arara, mula sem cabeça, pão de ló (que aliás na nova regra ortográfica: locuções de qualquer tipo não usam mais o hífen, a não ser que sejam formadoras de espécies botânicas ou zoológicas como copo-de-leite, pimenta-do-reino, cana-de-açúcar, entre outros. Ou se for uma das exceções:água-de colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia).
Nos substantivos compostos ligados com preposição, apenas o primeiro elemento é pluralizado.
Exemplo:

Luas de mel, pés de moleque, paus de arara, mulas sem cabeça, pães de ló, copos-de-leite, pimentas-do-reino, canas-de-açúcar, águas-de-colônia, arcos-da-velha ...


Obs.: Se o primeiro elemento for invariável, o substantivo todo ficará invariável. Ex.: O fora da lei, o fora de série. ( Nesse caso, só o artigo é pluralizado: Os fora da lei, os fora de série)

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Por que os perfumes mudam de cheiro conforme a pele?





O cheiro que um perfume apresenta está associado a fatores como tipo de pele (oleosa etc.), suor, acidez, alimentação, alterações hormonais e até o uso de medicamentos. Por exemplo, uma pessoa elimina parte das toxinas ingeridas pela transpiração; então, uma dieta rica em gorduras e o uso de fármacos podem alterar o cheiro. Além disso, a percepção dos aromas também ocorre de forma individual. As células olfatórias mandam a informação por meio das fibras nervosas para o bulbo olfatório e dele até o encéfalo - que traduz esses sinais em sensação de cheiro, o que é diferente em cada um, e envolve experiências e gostos pessoais.
Quem responde: Fernando Canova, fisiologista da Univ. Estadual de Campinas (UNICAMP).