domingo, 26 de junho de 2011

Cuidados com as cordas vocais.



Muitos são os profissionais que necessitam da voz como instrumento de trabalho: professores, cantores, atores, juízes, advogados, pastores, padres, agentes de saúde, locutores, apresentadores, dentre outros. A voz é fundamental para executar bem o seu trabalho, traduzindo inclusive condições emocionais do falante no ato da fala. Se você não cuidar bem desse equipamento sonoro tão fundamental nas relações humanas e de trabalho, poderá perder aos poucos a qualidade e transparecer algum problema sério que acarreta as cordas vocais.
Quantas vezes vemos pessoas jovens com vozes de velhos, ou vice-versa?
A rouquidão é um traço que pode identificar que algo está errado, mesmo que seja uma gripe. No Brasil há muitos casos de câncer de laringe, pelo menos em 95% dos casos está associado ao fumo.
Se você quer manter a saúde vocal, pode seguir algumas medidas simples:

  • Beber em média 2l de água por dia;
  • Evitar bebidas alcoólicas;
  • Não fumar, pois a fumaça irrita a mucosa da laringe acumulando secreções nas pregas vocais e o ressecamento da mesma;
  • Evitar ar-condicionado;
  • Evitar consumo de leite, chocolate e seus derivados, antes de intensa atividade vocal;
  • Jamais fale alto demais, grite ou pigarreie. Tossir também faz mal;
  • Evitar refrigerante, gordura e condimentos;
  • Não falar em locais com muito barulho;
  • Evitar locais com mofo, poeira, cheiros fortes.
  • A poluição e a mudança brusca de temperatura são vilões.
Quando for usar a voz por muito tempo utilize alguns aliados:

  • Comer maçã;
  • Sucos e frutas cítricas;
  • Durante a fala mantenha a postura e deixe a cabeça reta, para permitir a passagem de ar sem dificuldade;
  • Faça repouso da voz depois de cada apresentação, sempre acompanhado de goles de água.

Siga as dicas e aproveite a potência desse equipamento dinâmico e interativo que tens, sua voz. Mas se você não consegue esquecer um chocolatinho e/ou alguns dos itens listados, curta com moderação. Boa sorte!


quinta-feira, 23 de junho de 2011

Dinheiro na mão é vendaval.



A gente sua pra caramba pra ganhar um trocado e antes mesmo de recebê-lo surgem várias obrigações. Mesmo aquilo que não estava previsto teima em aparecer. Você calcula e o dinheiro some. Pobre já nasce com destino especificado, tem que se adequar ao que pode consumir.
Mas, não basta ganhar na loteria acumulada da semana, você tem que saber multiplicar, ou em pouco tempo não terá um centavinho pra contar a história. Pensas que és um Eike Batista que salta de posição no ranking dos mais ricos do planeta? Agora ele é o mais rico do Brasil e quer chegar no topo, ser o primeiro, igual ao Tio Patinhas. Não é só ser suvina não, meu amigo! Você leitor, precisa de inteligência administrativa, e muito, muito, mais muito dinheiro, para aumentar seu patrimônio. Porque quanto mais se tem, mais se conquista. Dinheiro chama mais dinheiro, nunca vi nada igual.
Resolvi falar em dinheiro, pois ninguém fala que ele tá ficando cada vez mais curto a cada dia. Não percebeu? Vá ao mercado. Ô país miserável esse! O Governo esconde que a inflação voltou e ninguém se dá conta que o Brasil não está tão bem assim. É muito engraçado ouvir das pessoas que Lula conseguiu com o bolsa-família tirar muita gente da miséria e elevá-los à classe média. Bando de analfabetos! Com esse mísero dindim num dá nem pra comprar um pedaço de carne para misturar com feijão.
O título do texto é apropriado para a situação, peguei da música de Paulinho da Viola, cuja letra e vídeo estão abaixo. Divirtam-se!

Pecado Capital


Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval
Na vida de um sonhador
De um sonhador
Quanta gente aí se engana
E cai da cama com toda ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou
Mas é preciso viver
E viver não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão
E aí dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão
Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval
Na vida de um sonhador
De um sonhador
Quanta gente aí se engana
E cai da cama com toda ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou
Mas é preciso viver
E viver não é brincadeira não
Quando o jeito é se virar
Cada um trata de si
Irmão desconhece irmão
E aí dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão
E aí dinheiro na mão é vendaval
Dinheiro na mão é solução
E solidão
E solidão
E solidão
E solidão


sábado, 18 de junho de 2011

Mafalda



Gosto dos quadrinhos e isso não é nenhuma novidade para vocês, queridos leitores. Desta vez, estou me deliciando com a inteligência da "Mafalda" de Quino. Já dei boas risadas com as sacadas de mestra da pequena revolucionária sobre política, preconceitos ... entre outros. Apesar das suas características físicas não serem tão bonitas, ela encanta e muito por questionar o mundo a sua volta. Quem dera as crianças desde cedo se questionassem sobre as coisas, até começam mas são logo contaminados pelas respostas cômodas e óbvias. Ela vai além das possibilidades e constroe argumentos lógicos para cada tema. Adora os Beatles e detesta a sopa que a sua mãe lhe faz todos os dias. Garota comunicativa, tem seus amigos sempre por perto. São eles: Manolito, Filipi, Miguelito e Susanita.

domingo, 12 de junho de 2011

Aniversário do mestre: Fernando Pessoa



É sempre um prazer falar deste mestre que tão bem expressou os sentimentos humanos em seus escritos. Deu vida aos seus heterônimos: Ricardo Reis, Alberto Caeiro e Álvares de Campos ..., cada qual com personalidades diferentes, nisso somam-se mais de cem. Alguns estudiosos, afirmam que ele se inspirou em pessoas que conheceu ao longo da vida. Muito provável que seja mesmo, pois as características são de uma expressividade tamanha. Fernando Pessoa articulava as palavras como ninguém. Ora atribuia uma composição a um personagem, ora a outro, dependendo do estilo de cada um dos heterônimos. Foi fabuloso!!! Em 13 de Junho de 1888, nasceu esse gênio e por tudo que representou para a literatura mundial, não poderia deixar de falar sobre ele neste blog. Leiam um texto atribuído a ele, logo abaixo:

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Papalocci



Como dito por essa blogueira, as explicações do Palocci não convenceram ninguém! Ele não se mostrou disposto a usar a clareza, esconde a todo custo os clientes da empresa que lhe proporcionou enriquecer de modo exorbitante, acima da proporção normal e esperada de suas concorrentes. Ele deteve-se a dizer em que setores trabalhou. Também explicou o aumento de seus lucros devido a ter encerrado os contratos no período. Se ele é um belo administrador, capaz de multiplicar os lucros tão rápido, deve estar se sacrificando ao continuar no governo. Talvez por amar tanto o povo permanece nesse martírio! Já imaginaram quanto dinheiro ele deixou de ganhar? Burrinho, não? Agora, dificilmente ele permanecerá no cargo! Pois apareceram mais falcatruas desse tão bondoso ministro. Aguardemos...


sexta-feira, 3 de junho de 2011

Conta ou não conta, Palocci?



O Ministro da Casa Civil (Palocci) multiplicou seu patrimônio por 2o vezes, em apenas 4 anos de governo. Agora está acuado a revelar como conseguiu prosperar tão bruscamente. Pressionado pelo próprio governo diz que vai se explicar, mas ainda está resolvendo qual mídia irá utilizar para tal feito. Parece que será mesmo televisionado, ele avalia dar entrevista no Jornal Nacional ainda hoje. Vamos aguardar para ver a explicação fajuta de um petista acostumado à mamata. Já perceberam para que serve essa Casa Civil? Lembra da Erenice? Palocci poderá cair também, mas como aquela, passarão uma borracha nos acontecimentos e limparão a imagem do governo. A cena se repete mais uma vez, né mesmo? No final será o mocinho, e o vilão será a mídia.