quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Plural dos compostos ligados com preposição.




Muitas dúvidas surgem quando precisamos pluralizar algumas palavras em Língua Portuguesa, um dos casos que nos chamam atenção é o plural dos substantivos compostos. Estes devem ser analisados de acordo com os elementos que os formam. O caso que venho tratar é em relação àqueles que se unem através de uma preposição. Exemplo: Lua de mel, pé de moleque, pau de arara, mula sem cabeça, pão de ló (que aliás na nova regra ortográfica: locuções de qualquer tipo não usam mais o hífen, a não ser que sejam formadoras de espécies botânicas ou zoológicas como copo-de-leite, pimenta-do-reino, cana-de-açúcar, entre outros. Ou se for uma das exceções:água-de colônia, arco-da-velha, cor-de-rosa, mais-que-perfeito, pé-de-meia).
Nos substantivos compostos ligados com preposição, apenas o primeiro elemento é pluralizado.
Exemplo:

Luas de mel, pés de moleque, paus de arara, mulas sem cabeça, pães de ló, copos-de-leite, pimentas-do-reino, canas-de-açúcar, águas-de-colônia, arcos-da-velha ...


Obs.: Se o primeiro elemento for invariável, o substantivo todo ficará invariável. Ex.: O fora da lei, o fora de série. ( Nesse caso, só o artigo é pluralizado: Os fora da lei, os fora de série)

Nenhum comentário:

Postar um comentário