quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Para mim ou para eu?



Amigos, o post de hoje traz uma das dúvidas que mais preocupam as pessoas na hora de construir frases, trata-se do uso de MIM e de EU. Para ilustrar melhor o meu discurso, resolvi resgatar um texto de Oswald de Andrade. Leiam-no a seguir:


Erro de português

Quando o português chegou
Debaixo de uma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido
O português.


Voltei! Este texto nos remete a vinda dos portugueses ao Brasil, representa além de outros temas já tão mastigados, a ideia de que a Língua Portuguesa foi introduzida e abraçada aos poucos pelos filhos dessa terra tupiniquim sem muita resistência. E índios dominados aprenderam a cultura dos colonizadores. Daí em diante, tivemos contribuições linguísticas de outros povos que aqui pisaram, deixando ao longo da história um repertório cada vez mais amplo e complexo. Mas, não é porque sofremos outras influências, que vamos usar de qualquer modo a língua oficial: o Português. Certamente a língua de Camões é diferente da falada pelos brasileiros, mas ainda assim, existe um padrão que se deve seguir. Costumam dizer que os índios usam muito o mim.

Mim sabe, mim quer, mim gosta.

Pura bobagem!, em discursos informais ouvimos muita gente usar o mim e o eu aleatoriamente, nem se dão conta que podem produzir um sentido diferente do que realmente querem significar.

Com esse lenga-lenga, acabo de lembrar do prof. Waldemar, muito bem-humorado que é, costuma colecionar algumas pérolas para fazer graça. Como exemplo: Quero uma manga para mim chupar. (Como bom professor de Português, explica com graça o mal-entendido causado e os amigos caem na gargalhada).

Agora vamos entender direito o uso do EU e do Mim:

EU: Pronome pessoal do caso reto, usado como sujeito da oração.

MIM: Pronome pessoal oblíquo tônico, não é usado como sujeito e deve ser empregado com preposição.

Atenção: Quando aparecer verbo no infinitivo, usamos os pronomes pessoais retos.

Ex.: Ele escolheu um livro para mim. (Usamos mim depois de preposição)

Ele escolheu um livro para eu ler. (ler é verbo no infinitivo, por isso usou-se o EU)

Bom, espero que tenham gostado! Basta prestar atenção a preposição e ao verbo no infinitivo. Terminando frases usa-se sempre o mim.

Grande abraço e até a próxima postagem!




Nenhum comentário:

Postar um comentário