quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

excessão ou exceção?



Já avaliaram qual das palavras estão corretas?

Pois bem, as duas! Mas temos que verificar qual o sentido que você pretende usar: excessão vem de exceder e exceção de excetuar.

No dicionário, lá estão:


ex.ce.der
(lat excedere) vtd e vti 1 Ir além de; ultrapassar (em valor, peso, extensão, talento, virtude etc.): Esse preço excede o (ou: excede ao) da tabela. "Ninguém o excedeu jamais em sublimidade" (Rui Barbosa). 2 Ir além do que é natural, justo ou conveniente; cometer excesso: Importa não exceder-se em nada. 3 Irritar-se, enfurecer-se: A acalorada discussão os levou a excederem-se. 4 Apurar-se, esmerar-se. 5 Fatigar-se até ao excesso.



ex.ce.tu.ar
(lat exceptu+ar2) vtd 1 Fazer exceção de, pôr fora de, excluir: Este regulamento não excetua ninguém. 2 Excluir-se ou isentar-se de. vtd 3 Impugnar (uma demanda) por meio de exceção. 4 Propor uma exceção: O réu excetuara, habilmente.



Os benefícios do chocolate.




Aos que são apaixonados por chocolate, tenho boas notícias: o cacau presente nesta guloseima dos deuses, possui substâncias que evitam patologias do intestino e desenvolvimento de células cancerígenas. Além, é claro!, de proporcionar um grande prazer na degustação. Só tome cuidado com o excesso, pois é muito calórico e pode fazer você ganhar aqueles quilinhos indesejados. E depois, meus amigos, vocês terão de brigar com a balança por um bom tempo. Afinal, ele é o maior inimigo da dieta. Aproveitem a dica e curtam com moderação! Até mais...

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Metas para 2012




Sempre traçamos metas para o ano que se inicia, mas nunca lembramos do lado financeiro. Este que muitas vezes está relacionado ao sucesso dos nossos planos.
Organizar as finanças é complicado e requer um certo compromisso. Então, que tal começar a poupar? O prêmio será a realização de um sonho. Pode ser até aquela viagem especial ou a compra de um automóvel, quem sabe! Ou você acha que usar uma determinada cor no réveillon, pular ondas, comer caroços de romã vai garantir vida financeira estável? Se não trabalhar bastante e poupar, vai ficar no que está pra sempre. Certo que "pra morrer pobre o que eu tenho já basta", como diria minha vizinha D. Maura, mas não custa ter uns trocados para planejar algo especial. Serão necessários muitos esforços, num é mesmo? Vai valer a pena! Então, comece por rever o desperdício. Muitas vezes compramos aquilo de que não precisamos, só porque encontramos uma promoção. Faça uma planilha de gastos, evite comprar com o cartão de crédito ou fazer prestações. Compre à vista sempre! Anote todos os seus gastos e verás o quanto de dindim vai pro ralo. Não estou dizendo que tem que se privar das coisas que gostas, apenas eliminar o banal. Além disso, se poupar, terás uma reserva para emergência. Afinal, não podemos confiar no serviço de saúde pública na atualidade. Com essas dicas, espero que você aproveite muito mais o que ganha e organize-se para viver com mais qualidade. Pense nisso! Eu já comecei a fazer o mesmo. Organize-se também! Garanto que chegarás em 2013 com o bolso mais cheinho. kkkk


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Uma preguiça...




Uma palavra de força: preguiça. Essa que faz a gente andar a passos lentos e cansativos, querendo um cantinho para abraçar o sono infinito. No dicionário lá está ela com seus significados vários, mas que traduz plenamente a lentidão em escrever textos que me tomou por esses dias. Não que eu tenha trabalhado muito no ano que passou! Mas... Agora resolvi retomar meus escritos nesse bloguinho que amo. Começo por desejar um maravilhoso ano novo para todos aqueles que passam por aqui. É um prazer tê-los como leitores. Sei que não tenho muitos fãs, mas irei me esforçar para conquistar mais alguns.
Cada início de ano fazemos nossas promessas, tentarei pelo menos cumprir a obrigação de postar textos com maior frequência. Falando em preguiça... estou de férias. Aproveitem vocês também, porque esse ano temos um dia a mais no calendário. Muita labuta pela frente. Grande abraço e até breve.