quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval



Apesar de ter um traço marcante na cultura brasileira, o carnaval surgiu na Europa. A Grécia criou a comemoração, mas foi a França quem espalhou para o mundo tal festejo. A palavra carnaval surgiu do latim "carnis valles", significando respectivamente "carne e prazeres". Por incrível que possa parecer, o carnaval passou a ser adotado para marcar os dias que antecedem a Quaresma. Esta que marca dias de jejum e penitência, até a chegada da Páscoa.
Em geral as festividades carnavalescas duram 3 dias, com desfiles de fantasias e escolas de samba. O Brasil se destaca neste quesito: criou um estilo e o exportou. Há também o do Recife que tem o maior bloco carnavalesco do mundo - O Galo da Madrugada - declarado pelo Guinness book. Ah, já ía esquecendo, temos o carnaval da Bahia, onde rola muita agitação e axé durante uma semana. Suas características principais são a utilização de trios elétricos e participação de foliões vestidos com o abadá de seu bloco, já foi considerado o maior carnaval do mundo pelo Guinness, mas perdeu o título para o Rio de Janeiro.
Aqui em Rondônia, especificamente em Porto velho, fizeram uma versão do "Galo", mas este "da Meia-Noite". Já em Rolim de Moura, existem duas escolas de samba, os nomes não me lembro bem, estas quase não têm incentivo do governo. As produções são miúdas, não sei se sairá na avenida este ano, até porque o prefeito juntamente aos vereadores deveriam liberar uma verba para incentivar a cultura local e não a fizeram, prejudicando os planos dos dirigentes e participantes dessas escolas.
Amigos, apreveitem com moderação, pois esse é um período crítico para os acidentes de trânsito. Beba o quanto quiser, mas não dirija! Não coloque a vida de pessoas inocentes em risco por um capricho seu. Abraços e até o próximo post!


Nenhum comentário:

Postar um comentário