Não há segredo para escrever bem um texto, pois se você segue direitinho o procedimento nada sairá errado. Não existe uma fórmula, apenas usamos a sequência lógica do raciocínio. Não se pode - como dizemos no popular "encher linguiça"(ou seja, usar palavras interessantes e não completar a ideia).Que fique bem claro: todo texto tem início, meio e fim. Na redação tipicamente escolar dividimos em:
Introdução, desenvolvimento e conclusão.
Introdução- Onde colocamos a nossa tese.
Desenvolvimento - Onde desenvolvemos a tese. Nesse momento vamos construir argumentos que sustentem nossas afirmações iniciais, é muito importante colocarmos dados, exemplos, dentre outros, para enriquecer ainda mais o que estamos defendendo. Se defendemos uma ideia, temos que reafirmá-la até o fim do texto. O que não pode é querer afirmar uma coisa e negá-la no mesmo instante.
Conclusão - É o momento de fechar as informações e apontar uma possível solução para o problema existente.
Pronto! Se você constrói seu texto nessa perspectiva, ele será bem avaliado. Não adianta colocar muitas informações e não desenvolvê-las, ideias não são simplesmente jogadas no papel, elas têm de ter coesão e coerência.
Coesão - É a harmonia entre os parágrafos, usos de conectivos, sinônimos, etc. Para melhorar a dinâmica do texto e torná-la mais agradável.
Coerência - É a mensagem transmitida através do texto, seguindo uma ordem de inicio, meio e fim. A sequência dos assuntos, sem fuga do tema proposto.
Simples, assim! Gostaram? Até a próxima!
Nenhum comentário:
Postar um comentário