quinta-feira, 28 de julho de 2011

Ensino a distância ou à distância?



Consultando algumas dicas do prof. Sérgio Nogueira encontrei esta que me parece ser útil. Ele esclarece dúvidas de leitores! Confiram abaixo:

Carta de leitor: “Aprendi e durante muitos anos ensinei que não se usa crase diante da palavra DISTÂNCIA quando ela é indeterminada: ‘A tropa ficou a distância”; “O inimigo estava a distância”. (…) Como leio nos jornais, revistas, publicações do MEC a expressão “ensino à distância”, fico a me perguntar se, por acaso, eu estaria errado.”
Meu caro leitor, a sua dúvida é, na verdade, a de muitos.
É outro caso polêmico. Há muito que estava para escrever a respeito desse assunto. Hoje em dia, antes de responder a certas perguntas, eu consulto a mais de dez gramáticas.
Quanto ao uso do acento indicativo da crase antes da palavra DISTÂNCIA, só há uniformidade de pensamento se a distância estiver determinada: “Ficamos à distância de dois metros do palco”.
Se a distância não estiver determinada, teremos um problema a enfrentar: alguns autores afirmam que não ocorre a crase, outros simplesmente “fogem” do assunto, e a maioria consultada é favor da crase.
Eu defendo o uso do acento da crase por se tratar de uma locução feminina. Entra no mesmo caso de: à vista, à beça, à toa, à força, à mão, à vontade, às claras, às vezes…
Portanto, prefiro “ensino à distância”.



Um comentário:

  1. Há também o risco de ambiguidade:
    Ensino o quê? a distância está sendo ensinada no caso de "ensino a distância", porém isto não ocorreria na expressão " ensino à distância".

    ResponderExcluir