sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Qual a pronúncia de gratuito?



É comum ouvir as pessoas pronunciarem erradamente esta palavra, por desconhecer a maneira exigida pela Língua. Assim, frisam o som do i.
Com toda essa confusão acabam por acharem normal o uso inadequado e repassam aos desavisados. Já ouvi, inclusive, repórteres de tv falarem gratuíto (o acento não existe na palavra, coloquei apenas para mostrar como pronunciam). Mas fique atento(a), com as dicas que trouxe neste bloguinho tudo ficará mais fácil. Devemos pronunciá-la como a palavra muito.
Agora, aproveite a dica e aprimore seu português. Até a próxima!


3 comentários:

  1. Deixa eu ver se entendi. Então a pronúncia 'correta' de GRATUITO é 'gratuinto'? Pois é assim que pronunciamos a palavra MUITO...

    ResponderExcluir
  2. Não entendi outra coisa. Quer dizer que é a língua que EXIGE a maneira que uma palavra deva ser pronunciada? Mas se quem cria a língua são os falantes, eles ficam escravizados por ela? Criatura dominando o criador? Isso tá estranho... Alguém pode me explicar?

    ResponderExcluir
  3. É inegável que a Língua não é imutável, só existe porque há falantes! Mas a gramática serve para frear algumas coisas ou a comunicação não acontece. Basta comparar alguns regionalismos,palavras são ditas em um determinado lugar e podem não ser entendidas em outra parte. Se temos uma língua padrão,creio que devemos repassá-la aos nossos alunos, pois isto é o que será cobrado em provas de vestibulares e concursos. Tem de saber expressar-se em diversos contextos, dos quais não cabe muitas vezes, a maneira coloquial. Entendo essa visão da linguística que tens, mas é própria de pesquisadores da língua, alunos precisam de gramática com todos seus mecanismos.

    ResponderExcluir