segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Feliz Ano Novo!!!


O ano de 2012 está no fim, mas foi maravilhoso acompanhar o julgamento de alguns mensaleiros do dinheiro público. Digo alguns, porque não desmascaramos todos! Existem milhões de políticos corruptos Brasil afora, inclusive na cidade onde nasci! Lá já faz tempo que as cobras malham com o nosso dinheirinho.  
Espero que em 2013, as pessoas despertem o seu senso de humanidade, humildade e decência, pois precisamos de valores como os citados para tornar a vida de todos mais feliz. Que o 13 seja como é para o Mário Jorge Lobo Zagallo, um símbolo de sorte e esperança em dias melhores. 
Agora é a hora de recomeçar e tentar fazer de outra forma, deixar a vida mais leve, com novos projetos e trajetos. Hora de focalizar nos sonhos e planejar cada etapa. Valorizar cada coisa como única e pensar que o amanhã sempre virá e será do jeito que a gente quiser... Então, brindemos sorridentes ao que está por vir. Feliz Ano Novo!!!

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Valorização do tempo.


A vida corre tão veloz
que não há atleta potente 
capaz de domá-la,
passam-se anos 
como se fossem apenas segundos,
e nada realizamos.

Pior que o relógio não para!
segue adiante
e tudo nos engole num tic-tac constante.

Passa-se muito tempo pensando
e as vezes, nem há como pensar; 
Faz-se e desfaz-se num piscar.

No momento que o cronômetro zera
Eis o nosso fim, 
muito por fazer fica no passado,
e os momentos de nada para fazer
é apenas uma cobiça 
que jaz para sempre.


      Valdeane

sábado, 3 de novembro de 2012

Questão do Enem na prova de Ciências foi bem elogiada pelos professores de cursinhos.



A questão da prova de ciências humanas do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) que traz a reprodução da primeira capa da revista do Capitão América, lançada no início da década de 1940, foi muito elogiada pelos professores de cursinhos pré-vestibulares ouvidos pelo G1. A imagem traz o desenho do Capitão América dando um soco no líder nazista Adolf Hitler e pergunta ao candidato contra o que a participação dos Estados Unidos na luta se associa.
A questão diz: “Com sua entrada no universo dos gibis, o Capitão América chegaria para apaziguar a agonia, o autoritarismo militar e combater a tirania. Claro que, em tempos de guerra, um gibi de um herói com uma bandeira americana no peito aplicando um sopapo no Fürer só poderia ganhar destaque, e o sucesso não demoraria muito a chegar. A capa da primeira edição norte-americana da revista demonstra sua associação com a participação dos Estados Unidos na luta contra:
A - A Tríplice Aliança, na Primeira Guerra Mundial
B - Os regimes totalitários, na Segunda Guerra Mundial
C - O poder soviético, durante a Guerra Fria
D - O movimento comunista, na Guerra do Vietnã
E - O terrorismo internacional, após 11 de setembro de 2001"
"Tem a ver com o filme que deixa bem claro como pegaram um soldado anabolizado que combate o nazismo. A ideia dessa personagem é muito importante para o Enem porque uma das exigências é que o aluno consiga fazer leitura de diferentes textos e imagens. Como não dá para colocar o filme na prova, colocaram o gibi." A maioria dos alunos nunca viu este gibi, mas viram no cinema. A pergunta quer que o aluno tenha a visão crítica do que está acontecendo." "O Capitão América é declaramente antinazista", afirma Daily de Mattos Oliveira, professor e coordenador do Objetivo.
"Foi a questão mais bonita da prova do Enem", avalia Vera Lúcia da Costa Antunes, professora do cursinho Objetivo. "Mostra bem o contexto da Segunda Guerra, onde nasceu o Capitão América, e traz o jovem que presta ao Enem ao universo dos quadrinhos e do cinema, com a exibição recente do filme sobre o herói."
Para Elias Feitosa, professor de história do Cursinho da Poli, a questão poderia ter sido um pouco mais desafiadora para o candidato, mas foi bem formulada. "História em quadrinhos é uma fonte documental, como pintura e escultura", afirma. "Fizeram de uma forma que quem tem contato mais direto do HQ ou quem não tem consegue responder com tranquilidade."

Fonte:  http://g1.globo.com/educacao/enem/2012/noticia/2012/11/professores-elogiam-questao-do-enem-com-capitao-america-x-hitler.html

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Reforma no ensino, já!


O Governo do Estado de Rondônia está elaborando eixos norteadores para o ensino em toda sua rede, pois, até então, baseava-se por orientações vindas de outros lugares do Brasil. Está em fase de análise! Professores das mais variadas áreas estão contribuindo com ideias, das quais encaminharão o ensino por aqui.
Paramos esta semana para avaliar o que já está em andamento. Como em toda reunião em que há pedagogos, começou-se com ideias de Paulo Freire. A supervisão propôs que discutíssemos o Currículo. Veio-me um monte de indagações, saí com mais perguntas do que respostas. 
Uma delas é que se os alunos fazem provas do IDEB com apenas duas disciplinas, por que querem diminuir aulas de Português e Matemática para inclusão de outras disciplinas que já são contempladas em áreas de humanas, caso da sociologia (esta já está aplicada, e ouvi rumores de que o MEC pretende inserir cidadania, ética e política num futuro próximo!)? E não são cobradas para medir o nível de ensino? Nesse aspecto acho interessante os moldes do ENEM, que mede todas as áreas. O problema é que os livros didáticos, ainda um dos suportes para o professor, deixam muito a desejar no que se refere ao apoio ao mestre. Que por sua vez, escolhe um tipo e o MEC envia aquele do qual não foi a escolha desejada. Sei que ele é apenas mais um recurso, e o professor tem de buscar outros meios. Por outro lado, o desinteresse do aluno é algo assustador! E fico a pensar que nos moldes que a escola se encontra, não conseguiremos estimular o aluno, pois ele não vê utilidade prática na sua vida! 
No Brasil inteiro não se tem um direção correta, cada qual segue a linha de pensamento que mais acha conveniente, caminha sem direção. Penso que o ensino teria uma finalidade, se a preparação de nossos alunos seguisse a linha do ensino tecnicista, hoje abominado até nas mesas de discussão. Não seria retroceder, mas preparar cada qual por sua afinidade. Aprenderiam com mais prazer as disciplinas, pois ao final, entraria no mercado de trabalho. Não é a quantidade de anos de estudo e o diploma universitário que vai melhorar o ensino, é a busca da satisfação e o reconhecimento do seu potencial para inserir-se numa profissão. Daí a buscar patamares mais alto no nível de instrução, seria um pulo. Há países que não primam pelo diploma universitário. Agora, nessas terras tupiniquins, o povo sai cada dia mais inapto das salas de aula, mas com diploma superior. Fale-se isso, numa dessas reuniões e o acharão ultrapassado. No entanto, para o Brasil futuro, precisamos de profissionais qualificados. Compreendem?

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Medalhista da Olimpíada Internacional de Matemática.

Veja que para se destacar é preciso vontade e esforço individuais. Acompanhe a história de Daniel, medalhista na Olimpíada de Matemática.



O carioca Daniel Santana Rocha tem apenas 15 anos, estuda em escola pública, é filho de professores e ganhou, no mês passado, a medalha de ouro na Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa, disputada em Salvador. 
O menino tímido, de fala mansa, se dedica com afinco aos estudos. Em casa, são dez horas, do começo da manhã até o final da tarde, divididas em seis horas para a matemática e o restante para as demais disciplinas. À noite, vai à escola. Aluno do primeiro ano do ensino médio no Colégio Estadual Bernardo Sayão, tem aulas das 18h30 às 22h.
O talento com os números foi descoberto com a ajuda do pai, Fernando da Rocha. Para não deixar o filho sozinho em casa, passou a levá-lo ao curso de aperfeiçoamento para professores de ensino médio do Impa (Instituto de Matemática Pura e Aplicada).
Com apenas 11 anos, Daniel já demonstrava facilidade em resolver cálculos complexos. Incentivado pelos professores do Impa, o estudante começou a participar de torneios. No primeiro, a Olimpíada de Matemática do Estado do Rio de Janeiro, já saiu com uma medalha de prata, uma surpresa até mesmo para ele.
“Eu não esperava ganhar a medalha de prata porque eu comecei a estudar para as Olimpíadas apenas um mês antes”, disse Daniel. O resultado seguinte, um bronze na Olimpíada Brasileira, o deixou ainda mais motivado. “Eu fiquei impressionado com o resultado e ainda mais motivado a continuar estudando”, declarou.

Trânsito e cansaço

O estudante mora com os pais, professores, em um apartamento humilde em Jacarepaguá, bairro da zona oeste do Rio. Daniel continua assistindo, agora como convidado, às aulas no Impa, no Jardim Botânico, zona sul do Rio.  Para tanto, em dias de trânsito intenso, leva cerca de três horas para chegar ao curso na zona sul do Rio, perdendo até seis horas por dia em engarrafamentos.
“Ele fica muito cansado”, disse o pai do garoto. “O trajeto é estressante. Eu fico tentando vários caminhos para chegar lá o mais rápido possível. Se a gente tivesse melhor condição financeira, moraríamos mais perto do Impa. A gente tem o sonho de ficar mais próximo, mas o aluguel na zona sul é muito caro”, completou.

Estudante quer ser pesquisador

Pai e filho quando estão na escola são professor e aluno. O menino ajuda os colegas e troca informações com os outros professores de matemática e física, disciplina em que também mostra desenvoltura. “Ele ajuda e estimula os alunos. A aula fica mais animada. Às vezes, os meninos brincam pedindo para o Daniel dar aula, que a minha aula está muito ruim”, contou o pai orgulhoso. “Meu pai me ajuda muito, como professor e como orientador”, elogiou Daniel.
Como muitos adolescentes, Daniel tem suas diversões preferidas. “Gosto de videogame, de passear no shopping. Eu estudo durante a semana para liberar meus sábados e domingos”, disse. Sobre a rotina diária de dez horas de estudo, o pai de Daniel afirma que nada é imposto. “Esse é o prazer dele”, definiu. “No Brasil, existe um pouco de preconceito com o estudo. Em muitos países adiantados, o mínimo é dez horas de dedicação”, completou.
Para o futuro, o jovem talento já tem uma vontade explícita. “Quero ser pesquisador. Gosto da área de análise, do estudo dos sistemas dinâmicos”, contou.

A Olimpíada

A Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa é disputada entre estudantes de Portugal, Angola, Cabo Verde, Moçambique, Guiné Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, em um total de 32 competidores. Diferentemente de uma competição esportiva, nas Olimpíadas da Matemática é possível mais de uma medalha de ouro, levando em questão o nível de excelência dos competidores.
As provas foram realizadas em dois dias e os estudantes tiveram três horas e meia para resolver três problemas propostos pelos países participantes envolvendo geometria, álgebra, combinatória e teoria dos números. Três estudantes ganharam a medalha de ouro, dois do Brasil e um de Portugal.
O estudante agora tem por objetivo disputar a maior competição de matemática mundial, a IMO (International Mathematical Olympiad), que acontece anualmente. A próxima edição acontece em julho de 2013, na Colômbia. O Brasil já foi escolhido para sede no ano de 2017.

Fonte:  http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/08/28/medalha-de-ouro-em-olimpiada-internacional-de-matematica-estuda-mais-de-13-horas-por-dia.htm

sexta-feira, 27 de julho de 2012

As olimpíadas e o charme inglês.


Fiquei estonteante com a abertura dos jogos olímpicos de Londres. Tudo muito suave, sutil e estremamente marcante. Não tem como comparar o comportamento dos ingleses com o brasileiro típico, pois a diferença é gritante. Particularmente, prefiro coisas discretas e nisso eles já merecem meu aplauso. Também acho charmoso terem preservado a família real em sua cultura. Em meio as transformações ocorridas ao longo do tempo, ela sobrevive com imponência.
O que me preocupa é que logo receberemos os próximos jogos olímpicos, conhecendo bem o povo que somos já prevejo que se encherá de vuvuzelas e batucadas como é comum por esses lados de cá. A batucada não me agrada, prefiro o que é clássico. E como se não bastasse o samba do crioulo doido, aposto que vamos passar vergonha!
O pior é que além da barulhada, gastar-se-ão milhões! Mas, sabem quem pagará por tudo no final, num é mesmo? Afinal, é maravilhoso gastar o dinheiro suado de cada trabalhador que sai cedinho de casa e não tem o merecimento de ter uma vida confortável. Isso por duas razões consideráveis: os altos valores que paga-se de impostos e o baixo salário que ganham. Assim o condenam a apenas a admirar e festejar à velha moda "pão e circo".
Londres parece não ter gasto tanto money, porém sabe unir competência com bom gosto em seus direcionamentos. Algo que estamos longe de alcançar.
O Brasil quer parecer diferente do que realmente é: um país minúsculo com mania de grandeza. Temos muito a aprender com os outros paises para depois ousar numa empreitada tão grandiosa! Mas isso é coisa para bons entendedores, sabe! Por isso grito aos quatro cantos: Parabéns, Inglaterra! Mostre-nos como se faz uma grande festa!

domingo, 22 de julho de 2012

Eleições



Chegou a hora do já ganhou!

Cada qual com seu discurso,
catando em cada canto
os seus apoiadores e súditos.
Assim seguem a jornada
até a hora da decisão,
e os políticos, do oba, oba!,
têm por certo o sucesso,
investem em populismo e
arrastam toda a massa.
Não é mero acaso que vencem,
pois eles têm perspectiva,
avaliam cada voto, saindo de casa em casa.

Tudo isso acontece
porque o brasileiro é corrupto!
Vive dizendo ser honesto, mas se vende
por uma dentadura,
desperdiçando sua chance
de promover a mudança.
E o povo segue vendendo-se
a preço de banana.

Parece pessimismo,
mas é mera constatação;
O povo se desvaloriza
e traz prejuízo à nação!

As escolhas são aleatórias
tendo como argumento
as mais infames palavras
é uma história do pague e leve
nos arredores das cidades.






domingo, 24 de junho de 2012

Filmes sobre adolescentes? Meu dilema!



Estive pesquisando alguns filmes sobre adolescência para trabalhar com meus alunos, e não gostei de ver que a maioria das indicações são sobre homossexualismo. Esta doutrina que se espalha até no ambiente de sala nada tem a ver com o respeito as diferenças, uma coisa é respeitar os homossexuais, outra bem diferente é tornar esse tema questão principal das mudanças ocorridas na adolescência. A descoberta de si e do outro, não ocorre apenas através da sexualidade, há conflitos de todo tipo, inclusive comportamentais que levam à loucura pais e professores. Mas também é um momento de criar sua própria identidade, descobrir seus valores, aventurar-se. Por isso sinto falta desse enfoque em filmes, preciso de outras ideias, alguma abordagem mais geral. Pois é nesse período da vida que todos fazem a passagem do mundo infantil para o mundo adulto. Que fique claro! Não sou contra as escolhas sexuais das pessoas!, mas depois da cartilha do gayzismo do Fernando Haddad, o tema aparece em todos os discursos e produções cinematográficas. Se alguém puder ajudar-me com ideias diferentes e abordagens, fico grata! Abraços.

sábado, 26 de maio de 2012

Redação


Não há segredo para escrever bem um texto, pois se você segue direitinho o procedimento nada sairá errado. Não existe uma fórmula, apenas usamos a sequência lógica do raciocínio. Não se pode - como dizemos no popular "encher linguiça"(ou seja, usar palavras interessantes e não completar a ideia).Que fique bem claro: todo texto tem início, meio e fim. Na redação tipicamente escolar dividimos em:

Introdução, desenvolvimento e conclusão.

Introdução- Onde colocamos a nossa tese. 

Desenvolvimento - Onde desenvolvemos a tese. Nesse momento vamos construir argumentos que sustentem nossas afirmações iniciais, é muito importante colocarmos dados, exemplos, dentre outros, para enriquecer ainda mais o que estamos defendendo. Se defendemos uma ideia, temos que reafirmá-la até o fim do texto. O que não pode é querer afirmar uma coisa e negá-la no mesmo instante.

Conclusão - É o momento de fechar as informações e apontar uma possível solução para o problema existente.

Pronto! Se você constrói seu texto nessa perspectiva, ele será bem avaliado. Não adianta colocar muitas informações e não desenvolvê-las, ideias não são simplesmente jogadas no papel, elas têm de ter coesão e coerência.

Coesão - É a harmonia entre os parágrafos, usos de conectivos, sinônimos, etc. Para melhorar a dinâmica do texto e torná-la mais agradável.

Coerência -  É a mensagem transmitida através do texto, seguindo uma ordem de inicio, meio e fim. A sequência dos assuntos, sem fuga do tema proposto.

Simples, assim! Gostaram? Até a próxima!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Encantamento



Gosto de ouvir e contar
histórias maravilhosas,
pois dessa forma
posso sentir um encantamento que me toma a alma.
É igual a saborear algodão doce,
e por assim dizer:
deixar a vida um pouquinho mais suave,
macia, agradável e levinha.
Subir até as nuvens
através da imaginação
e poder voar como o nosso querido Peter,
o Pan das histórias de James Barrie.
E brincar na Terra do Nunca,
sem preocupação com as coisas de adultos.
Não querer crescer, pois brincar é mais divertido!
Também não envelhecer, ou, conservar a magia da infância
E depois cair em si,
na correria cotidiana
e perceber que os anos podem passar
mas não podem levar os nossos sonhos,
pois estes são os que nos sustentam
e nos faz sorrir igual criança,
num riso sincero,
de contentamento,
por saber apreciar histórias tão lindas
que nos acalentam com o brilho das fadas,
e por fim
tocar no coração uma melodia inesquecível.


Valdeane




domingo, 13 de maio de 2012

Alice no País das Maravilhas


 

Lewis Carroll

Alice está sentada com sua irmã no jardim quando ela vê passar um Coelho Branco com um relógio de bolso. Fascinada pela visão, ela segue o coelho e entra num buraco numa árvore. Ela cai lentamente por um longo tempo e cai num corredor cheio de portas. Há também uma chave numa mesa, que abre uma porta minúscula; através desta porta, ela vê um lindo jardim. Alice quer ir até lá, mas a porta é muito pequena. Pouco depois, ela encontra uma garrafa cheia de líquido e que tem um rótulo onde está escrito “Beba-me”, e um bolo com uma etiqueta onde se lê “Coma-me”. Alice prova os dois e descobre que um deles faz com que ela diminua de tamanho e o outro a faz crescer. Ela tem dificuldades ao usar ambos, pois ou ela fica grande demais para passar pela porta ou fica pequena demais para alcançar a chave.
Enquanto Alice está pequena demais, ela escorrega e cai num lago. Ela descobre que o lago tinha sido formado pelas lágrimas que ela derramara enquanto ela era uma gigante. Alice nada até a praia com alguns animais, inclusive um rato sensível, mas consegue ofender todos eles ao falar sobre a habilidade da sua gata em capturar ratos e pássaros. Deixada sozinha, ela corre através da floresta e encontra o Coelho Branco. Ele a confunde com sua criada e ordena que ela vá pegar várias coisas na casa dele. Alice obedece a vai até a casa do Coelho. Ao chegar lá, ela bebe outro líquido e fica grande demais para sair pela porta. Ela acaba descobrindo um pequeno bolo que, quando comido, faz com que ela volte ao seu tamanho normal.
De volta à floresta, Alice encontra uma Lagarta sentada num cogumelo gigante. Ela dá alguns conselhos preciosos, além de ensinar Alice a usar o cogumelo: um lado faz crescer e outro faz diminuir. A primeira vez que Alice prova o cogumelo faz com que ela estique seu corpo tremendamente, especialmente o pescoço, os braços e as pernas. Enquanto estava toda esticada, Alice enfia a cabeça através da copa das árvores e encontra um Pombo. O Pombo tem certeza que Alice é uma serpente e, quando Alice tenta raciocinar com ele, o Pombo manda ela se calar.
Alice volta às suas proporções normais e continua a andar pela floresta. Numa clareira, ela encontra uma pequena casa e escolhe o bastante para entrar nela. É a casa da Duquesa. Ela e o Cozinheiro estão brigando furiosamente, e os dois não parecem se preocupar nem um pouco com a segurança do bebê que a Duquesa está embalando. Alice pega o bebê para tomar conta dele, mas ele se transforma num leitão e escapole para a floresta.
Mais tarde, Alice encontra o Gato de Cheshire, que antes estava sentado na casa da Duquesa mas não tinha se manifestado. O Gato a ajuda a achar o caminho através da floresta, mas a avisa que todos aqueles que ela irá encontrar são loucos.
Alice chega até a casa da Lebre, onde ela é convidada para ir à Festa da Hora do Chá. Na Festa, estão presentes a Lebre, o Chapeleiro Louco e o Rato do Campo. Uma vez que o Tempo parara de funcionar para o Chapeleiro, são sempre seis horas da tarde e é hora do chá. As criaturas da Festa do Chá são as que mais discutem em todo o País das Maravilhas.
Alice sai da festa e encontra uma árvore com uma porta; quando ela espia pela porta, ela vê o corredor onde ela tinha começado sua aventura. Desta vez, ela está preparada e consegue ir até o lindo jardim que ela tinha visto antes. Ao chegar lá, Alice descobre que está no jardim da Rainha de Copas. Alice vê três jardineiros, cujos corpos tem a forma de cartas de baralho. Eles estão muito ocupados pintando as rosas de vermelho. Alice os interroga e os jardineiros dizem que, se a Rainha de Copas descobrir que eles haviam plantado rosas brancas ao invés de vermelhas, eles serão decapitados. Logo a seguir, chega a Rainha em pessoa e ordena a execução imediata dos jardineiros. Alice os ajuda a se esconderem num grande vaso de flores.
A Rainha convida Alice para jogar croquê. É um jogo muito difícil de ser jogado no País das Maravilhas, pois as bolas e os tacos são animais vivos. A partida é interrompida pela chegada do Gato de Cheshire, com o qual o Rei de Copas antipatiza instantaneamente.
A Rainha leva Alice até o Grifo, e este, por sua vez, a leva até a Tartaruga Falsa. O Grifo e a Tartaruga contam a Alice histórias bizarras sobre a escola deles no fundo do mar. A Tartaruga Falsa canta uma canção melancólica sobre sopa de tartaruga, e pouco depois o Grifo arrasta Alice para assistir ao julgamento do Valete de Copas.
O Valete de Copas estava sendo acusado de roubar as tortas da Rainha, mas as provas contra ele eram muito ruins. Alice fica abismada com os ridículos procedimentos do tribunal. Ela também começa a crescer. Logo ela é chamada para testemunhar; nesta altura, ela já estava com um tamanho gigantesco. Alice se recusa a ser intimidada pela lógica distorcida do tribunal e pelas acusações do Rei e da Rainha de Copas. Subitamente, todas as cartas se levantam e a atacam. Neste momento, ela acorda. Suas aventuras no País das Maravilhas tinham sido apenas um sonho fantástico.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Show de superação: menina que nasce sem mãos ganha prêmio de caligrafia.


Uma menina de 7 anos que nasceu sem as mãos ganhou nesta quarta-feira (18) um prêmio de caligrafia nos Estados Unidos. Annie Clark, que estuda em uma escola da região de Pittsburgh, foi a primeira ganhadora da premiação Nicholas Maxim, concedida por uma editora.
Além de escrever, a garota também aprendeu a pintar, desenhar e colorir. Annie também nada, se veste, come e abre latas de refrigerante sozinha. A menina, que também consegue usar o iPod touch e computadores sem ajuda, quer escrever um livro sobre animais no futuro.
Annie foi adotada por Tom e Mary Ellen Clark e tem oito irmãos –cinco deles, adotivos. Ela, assim como os irmãos, são chineses. Quatro dos adotivos têm deficiências que afetam as mãos ou os braços. Outras duas irmãs de Annie, Alyssa, 18, e Abbey, 21, têm síndrome de Down.
“Nós não estávamos procurando adotar crianças com necessidades especiais, mas foi o que aconteceu”, disse Mary Ellen. “Essa foi a família que Deus quis que tivéssemos.”
(*Com informações da Associated Press)

http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/04/19

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Será nova forma de canibalismo?


Como assim comer placenta?
Hoje me deparei com a informação de que algumas pessoas estão consumindo sua própria placenta após o parto. Essa prática chamou-me atenção, pois acho uma coisa muito primitiva e animalesca. Alguns animais o fazem, mas para o ser humano é um tanto ridículo, principalmente nos tempos atuais. Que diferença tem comer-se placenta cozida a comer cadáver humano? É insanidade pura! Só de ouvir falar já me causa arrepios de nojo.
Pior que essa prática está se espalhando entre famosas. Como a atriz de Mad Men, que tomou pírulas de placenta.
Veja a reportagem completa:

Os atores, normalmente, chamam a atenção por suas excentricidades. Ao final do mês de março deste ano, a atriz norte-americana January Jones afirmou em entrevista à revista People que havia recolhido a placenta após o nascimento do filho para transformá-la em vitaminas. "Tenho uma ótima doula [acompanhante de parto], que se encarrega de me fazer comer direito e de tomar vitaminas e chás, além das cápsulas de placenta. Eu recomendo que todas as mães o façam", disse à revista.
Apesar de Jones ingerir a placenta em cápsulas, há mulheres que optam por outras formas de ingestão (placenta cozida, por exemplo). Por mais estranho e repugnante que possa parecer, comer a placenta é um hábito comum no reino animal e vem ganhando adeptos humanos. Grande parte dos mamíferos, com exceção dos aquáticos, o fazem logo após o parto. Ao notar esse fato, pesquisadores da Universidade de Buffalo, nos Estados Unidos, decidiram analisar quais as vantagens da placentofagia.
Com base no comportamento dos mamíferos não-humanos, o estudo obteve resultados interessantes: "Descobrimos que há benefícios para a saúde dos animais, como o alívio da dor e a melhora do comportamento materno após o parto", disse o neurocientista  e responsável pela pesquisa Mark Kristal.
Segundo a pesquisa, para os animais, a placentofagia não tem ligação com a racionalidade. É parte do instinto animal. "A placenta e o fluído amniótico tornam-se muito atraentes para a fêmea por consequência de mudanças internas que ocorrem durante o final da gestação", explica Kristal. Logo após o nascimento do filhote, a mãe come todo o material embrionário como uma forma de repor os nutrientes e também com a intenção de prevenir-se do ataque de possíveis predadores -por conta dos odores que podem denunciar a existência de filhotes, que são presas fáceis.

Modo de preparo

A pesquisa de Mark Kristal e sua equipe aponta que a placenta animal possui altos níveis de ferro, vitaminas e alguns tipos de hormônio. No entanto, nada disso ainda foi comprovado entre humanos. Com o aumento do interesse pelo consumo da placenta por parte de algumas mães, uma reportagem da "New York Magazine" acompanhou a história de uma mulher que preparou uma receita com a placenta.

Não faz sentido, porém, preparar uma receita com uma placenta. Quem acredita que há algum benefício deveria saber que o cozimento interfere na composição do material.


“Processos de preparação podem destruir ou eliminar certos tipos de moléculas. Placenta crua é, portanto, muito diferente da placenta cozida, encapsulada ou de qualquer forma tratada”, explica.


Segundo Kristal, as histórias de placentofagia parecem indicar que a ingestão da placenta funciona independentemente de como é preparada: “Mas é fisiológica e farmacologicamente improvável que isso seja verdade”.


Um risco possível

Mesmo com a declaração da atriz January Jones sobre uma possível melhora de seu organismo, o pesquisador Mark Kristal diz não conhecer vantagens cientificamente comprovadas da placentofagia entre os humanos. "Com base na ciência, não vejo a necessidade de humanos comerem placenta."
Eduardo Motta, ginecologista do Hospital Albert Einstein e diretor da Clínica Huntington, também divide a mesma opinião da pesquisa. Por mais que os animais tenham essa atitude, isso não significa que as pessoas precisam imitar. “Eles fazem várias coisas: rejeitam cria, comem fezes... Isso não quer dizer que devemos fazer igual".
Para Motta e Kristal, a ingestão da placenta pode trazer riscos. Por se tratar de um material biológico, há grandes chances de haver contaminação por bactérias, vírus ou até algum produto químico que tenha entrado em contato com a placenta durante o parto. Há ainda que se considerar fatores imunológicos da própria mãe. "Existe um risco biológico que a gente desconhece. A princípio, não recomendo para ninguém a ingestão desse material", diz o ginecologista.

Ato simbólico

"Hippies, naturalistas e defensores da nova era parecem fazer a associação: ‘os animais o fazem, somos animais, vamos fazê-lo'", diz o pesquisador. Para esse crescente número de adeptos, a placentofagia é capaz de aliviar a depressão pós-parto, ajudar na lactação e repor os nutrientes perdidos durante a gravidez.
Independentemente da falta de informações científicas sobre benefícios da placenta humana, tanto Motta quanto Kristal acreditam que a ingestão seja uma espécie de crença. “Eu já vi gente comer a placenta, mas as histórias eram mais por conta do simbolismo do ato", conta o ginecologista.


http://noticias.bol.uol.com.br/entretenimento/2012/04/05/como-a-atriz-de-mad-men-muitas-mulheres-comem-a-propria-placenta.jhtm
 
Comento: Essas ideologias estão mesmo pelo avesso. Há ainda aquelas pessoas que tomam sua própria urina e dizem que isso faz bem à saúde. Pode uma coisa dessa? Isso é um retrocesso sem par.


terça-feira, 3 de abril de 2012

Desarranjos


Tem dias que as coisas ficam às avessas,
mesmo cumprindo todo o procedimento
tudo desanda.
Sinal de telefone não tem,
transporte atrasa,
e a gente fica em maus lençóis.
O desespero nos consome e
reflete quão difícil é a vida.
Nada é fácil pra ninguém
e com condições tão adversas,
muito pior.
Eis que se busca um flash de luz.
Resolve-se tudo de uma vez
e a vida
volta a dar certo.
No outro dia
milhões de outras coisas atrapalham
o nosso sossego, caracterizando
os tropeços da vida moderna,
e a vida passa com seus desarranjos,
sem tempo para nós.

Valdeane

domingo, 1 de abril de 2012

Angústia




As palavras se vão
mas a alma grita
e não diz uma palavra.
Os dias são de tormenta,
contudo
cumpre-se sempre o mesmo ciclo:
nasce, cresce, morre
e os seres se vão
nascendo
e nunca se vive de verdade.
Corre, corre,
estresse,
e morre-se outros mais.
Porém temos a renovação
que traz brilho e esperança
aos que sobrevivem,
E tudo segue como antes,
nascem mais alguns!
Se serão substituídos?
Por certo.
Chegará o dia em que todos também não existirão
e a etapa se completa
na complicada jornada da vida.

Valdeane 01/04/12

sábado, 31 de março de 2012

Constatação.


A vida é breve
O hoje parece tarde,
mas ainda há sempre o que fazer
no dia seguinte
Ou, enquanto pulsa o coração.

Tudo é paliativo
e a vida se vai constantemente.
E a morte, tema recorrente,
nos tira o último sopro
E nada se pode fazer
a não ser contar a cada aniversário
um dia a menos
E vem a questão: o que nos pertence nessa vida?
Nada, nem mesmo a vida!

Valdeane 31/03/2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Como a educação é conjugada no Brasil?




Peço a permissão do grande matemático, prof. Fernando, para publicar a imagem que reflete bem a situação da educação brasileira. Achei muito interessante e não poderia deixar de divulgá-la aqui nesse bloguinho também. Parabéns pelo achado!Muito legalzinho! O título é alteração minha. Espero que gostem!

Para quem não visualizou:

Pretérito=Eu não estudei; Tu não te responsabilizaste; Eles não investiram em educação.

Presente=Eu depredo, me drogo e agrido; Tu choras; Eles não investem em educação.

Futuro= Eu sofrerei; Tu sofrerás; Eles se elegerão.

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Carnaval



Apesar de ter um traço marcante na cultura brasileira, o carnaval surgiu na Europa. A Grécia criou a comemoração, mas foi a França quem espalhou para o mundo tal festejo. A palavra carnaval surgiu do latim "carnis valles", significando respectivamente "carne e prazeres". Por incrível que possa parecer, o carnaval passou a ser adotado para marcar os dias que antecedem a Quaresma. Esta que marca dias de jejum e penitência, até a chegada da Páscoa.
Em geral as festividades carnavalescas duram 3 dias, com desfiles de fantasias e escolas de samba. O Brasil se destaca neste quesito: criou um estilo e o exportou. Há também o do Recife que tem o maior bloco carnavalesco do mundo - O Galo da Madrugada - declarado pelo Guinness book. Ah, já ía esquecendo, temos o carnaval da Bahia, onde rola muita agitação e axé durante uma semana. Suas características principais são a utilização de trios elétricos e participação de foliões vestidos com o abadá de seu bloco, já foi considerado o maior carnaval do mundo pelo Guinness, mas perdeu o título para o Rio de Janeiro.
Aqui em Rondônia, especificamente em Porto velho, fizeram uma versão do "Galo", mas este "da Meia-Noite". Já em Rolim de Moura, existem duas escolas de samba, os nomes não me lembro bem, estas quase não têm incentivo do governo. As produções são miúdas, não sei se sairá na avenida este ano, até porque o prefeito juntamente aos vereadores deveriam liberar uma verba para incentivar a cultura local e não a fizeram, prejudicando os planos dos dirigentes e participantes dessas escolas.
Amigos, apreveitem com moderação, pois esse é um período crítico para os acidentes de trânsito. Beba o quanto quiser, mas não dirija! Não coloque a vida de pessoas inocentes em risco por um capricho seu. Abraços e até o próximo post!


sábado, 4 de fevereiro de 2012

Aquecimento Global e onda de frio na Europa.



Agora virou moda afirmarem a todo instante que o aquecimento global é decorrência da ação humana. Pode até ser que interfira um pouco, mas desconfio de que não seja todo este alarde que dizem. Desde que o mundo se formou, há mudanças na temperatura (aquecimento e resfriamento). Então, faço uma pergunta: Quando o homem não habitava por cá, por que isso também ocorria?
Essa questão é difícil de responder, não?
Agora vem a NASA propor ações para diminuir o aquecimento? Conta outra! No mesmo dia que eles propõem 14 ações para amenizar o aquecimento, na Europa acontece uma onda de frio. Leiam a notícia do UOL:

Mais de 250 mortos em onda de frio na Europa


KIEV, 4 Fev 2012 (AFP) -Mais de 250 pessoas, muitas delas pobres e sem residência fixa, morreram na Europa em consequência da onda de frio que sacode há uma semana o Velho Continente, principalmente Polônia e Ucrânia, onde mais de 167 pessoas morreram neste sábado.

Na Ucrânia foram registradas 122 mortes e os postos de socorro, onde os mais desamparados podem se refugiar e receber comida quente, já alojaram 65.000 pessoas, 12.000 nas últimas 24 horas.

As temperaturas, que durante o dia caem para -21ºC e -30°C à noite, subiram neste sábado.

Na Polônia, onde os termômetros chegaram a -27° na noite de sexta-feira no nordeste, o frio causou a morte de outras oito pessoas, aumentando o total para 45. Em sua maior parte eram moradores de rua.

A Bósnia também estava paralisada sábado por causa da neve.

Na Romênia, foram registradas nos últimos dias 28 mortes e centenas de escolas permaneciam fechadas, segundo dados divulgados neste sábado.

Na Bulgária, o país mais pobre da União Europeia (UE), o frio matou 16 pessoas.

O balanço da onda de frio em outros países do Leste Europeu era, na sexta-feira, de 36 mortos: dez na Letônia, nove na Lituânia, sete na Sérvia, seis na República Tcheca, dois na Grécia, um na Eslováquia e um na Macedônia.

Na Rússia, onde as temperaturas se aproximavam em Moscou dos -25°C e quase -50°C em Yakutia (Sibéria oriental), pelo menos 64 pessoas morreram de frio em todo o país desde dia 1º de janeiro, segundo números fornecidos pelas autoridades na sexta-feira, que não deram informações sobre a onda de frio atual.

Contudo, as temperaturas glaciais não impediram que milhares de pessoas se manifestassem em Moscou, alguns a favor e outros contra o primeiro-ministro Vladimir Putin.

Na França, duas pessoas morreram de frio. As temperaturas caíram a -20° na cidade de Reims e Mulhouse (leste).

Em um momento em que as autoridades francesas encorajam a limitação do consumo de eletricidade, por causa da forte demanda provocada pelo uso da calefação, a gigante russa do gás Gazprom anunciou neste sábado que não poderá garantir os envios adicionais solicitados pela Europa Ocidental.

Na Itália, Roma continuava paralisada no sábado de manhã depois das nevascas que afetaram grande parte da península.

A Alemanha continua sofrendo com a onda de frio neste sábado, com temperaturas inferiores a -10 graus em todas as cidades do país e até -16° em Berlim.

Na Áustria, os termômetros marcavama -28° nas montanhas do centro e do Tirol (oeste), e um homem morreu de frio depois de um acidente de trânsito, elevando a quatro o número de mortos desde que a onda de frio começou.

Na Grã-Bretanha, a maior parte do país continuava em estado de alerta sábado, com quedas de neve previstas no centro e no leste da Inglaterra.

Na Espanha foram registradas temperaturas de -13°.


COMENTO:

Vai entender os pesquisadores do clima! O homem é insignificante diante da natureza e dos fenômenos que ocorrem, é impotente, será que não percebem? As espécies animais desaparecem para surgirem outras mais adaptadas. O homem desaparecerá, sim, da Terra, quer ele proteja a natureza ou não! Ele pouco poderá fazer. Os dinossauros foram extintos e pouco interferiram no meio natural, a não ser para sobrevivência.


quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

excessão ou exceção?



Já avaliaram qual das palavras estão corretas?

Pois bem, as duas! Mas temos que verificar qual o sentido que você pretende usar: excessão vem de exceder e exceção de excetuar.

No dicionário, lá estão:


ex.ce.der
(lat excedere) vtd e vti 1 Ir além de; ultrapassar (em valor, peso, extensão, talento, virtude etc.): Esse preço excede o (ou: excede ao) da tabela. "Ninguém o excedeu jamais em sublimidade" (Rui Barbosa). 2 Ir além do que é natural, justo ou conveniente; cometer excesso: Importa não exceder-se em nada. 3 Irritar-se, enfurecer-se: A acalorada discussão os levou a excederem-se. 4 Apurar-se, esmerar-se. 5 Fatigar-se até ao excesso.



ex.ce.tu.ar
(lat exceptu+ar2) vtd 1 Fazer exceção de, pôr fora de, excluir: Este regulamento não excetua ninguém. 2 Excluir-se ou isentar-se de. vtd 3 Impugnar (uma demanda) por meio de exceção. 4 Propor uma exceção: O réu excetuara, habilmente.



Os benefícios do chocolate.




Aos que são apaixonados por chocolate, tenho boas notícias: o cacau presente nesta guloseima dos deuses, possui substâncias que evitam patologias do intestino e desenvolvimento de células cancerígenas. Além, é claro!, de proporcionar um grande prazer na degustação. Só tome cuidado com o excesso, pois é muito calórico e pode fazer você ganhar aqueles quilinhos indesejados. E depois, meus amigos, vocês terão de brigar com a balança por um bom tempo. Afinal, ele é o maior inimigo da dieta. Aproveitem a dica e curtam com moderação! Até mais...

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Metas para 2012




Sempre traçamos metas para o ano que se inicia, mas nunca lembramos do lado financeiro. Este que muitas vezes está relacionado ao sucesso dos nossos planos.
Organizar as finanças é complicado e requer um certo compromisso. Então, que tal começar a poupar? O prêmio será a realização de um sonho. Pode ser até aquela viagem especial ou a compra de um automóvel, quem sabe! Ou você acha que usar uma determinada cor no réveillon, pular ondas, comer caroços de romã vai garantir vida financeira estável? Se não trabalhar bastante e poupar, vai ficar no que está pra sempre. Certo que "pra morrer pobre o que eu tenho já basta", como diria minha vizinha D. Maura, mas não custa ter uns trocados para planejar algo especial. Serão necessários muitos esforços, num é mesmo? Vai valer a pena! Então, comece por rever o desperdício. Muitas vezes compramos aquilo de que não precisamos, só porque encontramos uma promoção. Faça uma planilha de gastos, evite comprar com o cartão de crédito ou fazer prestações. Compre à vista sempre! Anote todos os seus gastos e verás o quanto de dindim vai pro ralo. Não estou dizendo que tem que se privar das coisas que gostas, apenas eliminar o banal. Além disso, se poupar, terás uma reserva para emergência. Afinal, não podemos confiar no serviço de saúde pública na atualidade. Com essas dicas, espero que você aproveite muito mais o que ganha e organize-se para viver com mais qualidade. Pense nisso! Eu já comecei a fazer o mesmo. Organize-se também! Garanto que chegarás em 2013 com o bolso mais cheinho. kkkk


quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Uma preguiça...




Uma palavra de força: preguiça. Essa que faz a gente andar a passos lentos e cansativos, querendo um cantinho para abraçar o sono infinito. No dicionário lá está ela com seus significados vários, mas que traduz plenamente a lentidão em escrever textos que me tomou por esses dias. Não que eu tenha trabalhado muito no ano que passou! Mas... Agora resolvi retomar meus escritos nesse bloguinho que amo. Começo por desejar um maravilhoso ano novo para todos aqueles que passam por aqui. É um prazer tê-los como leitores. Sei que não tenho muitos fãs, mas irei me esforçar para conquistar mais alguns.
Cada início de ano fazemos nossas promessas, tentarei pelo menos cumprir a obrigação de postar textos com maior frequência. Falando em preguiça... estou de férias. Aproveitem vocês também, porque esse ano temos um dia a mais no calendário. Muita labuta pela frente. Grande abraço e até breve.