segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

HQ (Histórias em Quadrinhos)


Já é gostoso ouvir histórias contadas pelos nossos pais e avós, ou mesmo lermos um livro de qualquer autor - nacional / internacional. Pois as narrativas nos possibilitam criar, através do que é exposto os nossos próprios cenários. Com o HQ, algo mágico acontece, imagem e texto se entrelaçam e nos dão a sensação de sermos um dos personagens da historinha.
A Cada dia os quadrinhos me encantam mais, por unir imagem e escrita. As vezes sou mesmo uma criança grande, pelo deslumbramento que o gênero desempenha em mim. No entanto, não é um gênero apenas para crianças. Adultos também apreciam a sua linguagem, encontrando nessa gama o estilo que se identifica, pois há uma infinidade de conteúdos para esse público, inclusive ligados a pornografia. Vale avaliar o tipo específico para cada faixa etária e se deliciar com o dedilhar das páginas. Eu particularmente, aprecio vários tipos, porque sou fã e gosto dos traços nos desenhos, charges e caricaturas. Sem esquecer que os diálogos, os recursos, as cores, colaboram para nos tornar viciados nessa arte. Assim que comecei a ler tive contato com essa literatura e trocava gibis com os colegas. Sou apaixonada pelas histórias de Maurício de Sousa, suas criações são especiais e exercem um fascínio sobre mim. O Chico Bento é adorável, a Magali, Mônica, Cascão... entre tantos que marcaram não só a minha, mas a vida de muita gente. Também os da Disney: Tio Patinhas, Donald, Mickey... , como representante do povo brasileiro temos caricaturizado, Zé Carioca. E não posso esquecer de outro quadrinista de renome, o Ziraldo. Adorei o personagem da “Professora Muito Maluquinha” e do seu principal representante , “O Menino Maluquinho”. Esse personagem rendeu os ouros da Carreira desse mestre dos HQs.

Na atualidade o mercado foi invadido por quadrinhos japoneses (Mangás). Existe até encontros em que as pessoas se vestem como os principais personagens do estilo japonês. O desenho tem traços marcantes e chamam atenção da garotada.
Lembro que desde muito pequena gostava dos quadrinhos da barbie e da Xuxa. Bem femininos por sinal. Mas quase sempre, vorazmente, lia até os heróis dos desenhos animados - opções masculinas - como: super-homem, etc. Agora, a pouco tempo descobri o TEX, e já li alguns deles. Típico mocinho do faroeste, com perseguições a gangues que assaltam bancos, ...
O HQ ( História em Quadrinhos) é um modo dinâmico e criativo de se contar uma história, mesmo que as crianças não saibam ler, pelas feições é possível entender e interagir com as narrativas. Aprecio bastante a estrutura, cada balão representa uma situação na fala:



Cada um desses balões são usados em situações distintas: fala, pensamento, grito ...



Nenhum comentário:

Postar um comentário