terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Júlio Verne



Quem foi?

Jules Gabriel Verne (08 de fevereiro de 1828)
Quando criança desenvolveu o gosto por viagens e aventuras. Fez o curso de direito só para agradar ao pai, mas não advogou.
Suas obras ganharam o mundo e conquistaram muitos leitores, onde magníficos detalhes geográficos impressionaram e trouxeram a verossimilhança para seus escritos, como:


Viagem ao Centro da Terra (1864)
Vinte Mil Léguas Submarinas (1870)
A Volta ao Mundo em Oitenta Dias ( 1872)

Escritor francês que conquistou o mundo com a arte de fazer literatura, escreveu contos, ensaios, peças teatrais e poemas, foi considerado o pai da ficção científica.
Previu várias evoluções tecnológicas que beneficiariam a humanidade: a televisão, o helicóptero, o cinema falado, a iluminação a Néon, o ar condicionado, os arranha-céus, os mísseis teleguiados, os tanques de guerra, os veículos anfíbios, o avião, submarino, o aproveitamento da água do mar para gerar energia, e o pior seria o uso de gases como arma química...
Nos últimos escritos falou sobre o uso errôneo da tecnologia e os impactos ambientais que as descobertas trariam, essa era sua grande preocupação na época.


Em 24 de março de 1905 ( 77 anos) morreu vitimado por diabetes.
Abaixo você verá o túmulo no cemitério de Amiens na França:

Figura o escritor de corpo nu e com a mortalha pelas costas, erguendo a pesada laje tumular e emergindo da cova com o braço estendido para o alto e uma das mãos apoiadas na abertura, os olhos vislumbrando o céu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário