domingo, 13 de fevereiro de 2011

Os porquês e a relação com o mundo.



Num comercial vi uma informação que sempre me chamou atenção: "o que move o mundo não são as respostas e sim as perguntas". E por isso, dedico meu texto a entender esta ideia para explicar a funcionalidade dos porquês na vida prática.
Desde cedo, aos 3 ou 4 anos até aproximadamente os 7 anos - segundo Piaget (1896-1980) - as crianças estão em fase pré-operacional e procuram entender o mundo, buscando informações para inserir-se na sociedade em que vivem e compreender como funcionam as coisas. É uma fase importantíssima e se não for dada a devida atenção, a criança pode bloquear seu potencial comunicativo.
Puxando para o entendimento da língua portuguesa temos 4 tipos de porquês:


Por que = Usado no início de perguntas.

Ex.: Por que ele não virá a minha festa?

Obs.: Usa-se por que em frases afirmativas desde que indique: pelo qual, para que:
Ex.: Era o apelido por que (pelo qual) era conhecido.

Por quê = Usado no final de perguntas

Ex.: Maria não foi a festa por quê?

Porque = Usado na maioria das nossas afirmações.

Ex.: Gosto de Maria porque é muito estudiosa.

Porquê = Por ser um substantivo deve ser precedido de artigo.

Ex.: Não sei o porquê de tanta felicidade.



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