sábado, 9 de abril de 2011

A quantas anda a intolerância?



Desde que o deputado Jair Bolsonaro expressou argumentos considerados racistas e homofóbicos, a população se dividiu: os que o apoiam e os que o criticam. Hoje, na Paulista-SP, os grupos resolveram se enfrentar, tendo por sua vez a intervenção da polícia militar. Nisso a gente avalia como somos intolerantes com ideias divergentes da nossa. Aceitar pessoas que convergem conosco é muito fácil, não é isso que chamamos de democracia. Democracia é tolerar quem não compartilha das mesmas opiniões.
A diversidade de ideias deveria auxiliar a nossa reflexão a respeito de um tema e não incitar à violência. A que ponto chegamos! Até mesmo no Congresso Nacional, pedem a cassação do pobre parlamentar que disse o que pensava. Querem o censurar a todo custo. Sei que ele disse algumas bobagens, mas tem o direito de dizê-las, ora! Mas algumas coisas são apreciáveis. Por que não?
A tolerância é uma palavra tão bonita e necessária à paz.
Em outro post fiz considerações sobre o Bolsonaro, espero que leiam e tentem não entrar nessa ideia de minorias desprotegidas. Não acredito nas cotas e etc...
Essas coisas mostram o quanto a população não têm discernimento para avaliar e concatenar sua própria visão das coisas, seguem o pensamento da massa. Infelizmente. Temos que ampliar nossa visão de mundo e do que seja democrático. Ponto.
Como ser democrático se não permitimos que o outro diga em que acredita? Isso não significa que possa se apelar à violência, claro!
Portanto, se você compartilha da intolerância, avalie até que ponto está certo. E não apele jamais para agressão. Até porque tudo que somos, nossos pensamentos, informações... devemos aos outros.


Deixo aqui o meu recado!




Nenhum comentário:

Postar um comentário