terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da Água


Quem de vocês tem o privilégio de ver jorrar esse líquido precioso nas torneiras?
Apesar da ONU (Organização das Nações Unidas) afirmar que é um direito humano, assim como: educação, saúde, saneamento básico... milhões de pessoas não têm acesso a água potável.
Em Caetés-PE, mesmo aquela imprópria para o consumo é rara. Se quiserem água de qualidade tem de comprar mineral e encherem as cisternas, coisa comum naquela localidade. Por sorte, em Garanhuns (cidade situada a 18km) há um lençol subterrâneo de água mineral que abastece a região. Isso, aos que dispõem de recursos financeiros. Os outros  recorrem aos barreiros (barragens) para as necessidades domésticas e consumo.
Na Região Amazônica está a maior bacia hidrográfica do mundo, com isso tenho propriedade em dizer que existe abundância nessa parte do globo. Mas, o que preocupa por aqui é o desperdício. Milhões de litros vão pelo ralo, enquanto mundo afora as pessoas sentem sede. A escassez chega a cerca de 900 milhões de pessoas.  Por isso o que temos vale ouro, num é mesmo?

Faça sua parte na preservação desse recurso:

*Não jogue lixo nas encostas de rios.
*Não deixar a torneira ligada quando estiver escovando os dentes ou se barbeando.
*Consertar vazamentos.
*Reutilizar a água sempre que possível.
*Utilizar regador no lugar de mangueira para regar as plantas.
*Varrer ao invés de lavar a calçada.
*Evitar banhos demorados e quando estiver se ensaboando desligar o chuveiro.
*Regular a descarga.


Preste atenção as dicas e crie outras regrinhas para o uso consciente da água. É o mínimo que podemos fazer para preservar esse recurso.

Um comentário: