segunda-feira, 14 de março de 2011

Energia Limpa



Depois do desastre que ocorreu no Japão (terremoto+tsunami+explosões de usinas nucleares), nota-se a importância e a urgência na utilização de energia mais benéfica ao meio ambiente. Temos vários tipos: eólica, hídrica, solar ... cujo meio de produção é a própria natureza, causando pouco impacto e diminuindo os riscos de contaminação para humanidade. Até porque o impacto que a explosão de uma usina nuclear pode causar é incalculável, tornando a área inclusive inabitável. Além de prejudicar a saúde das pessoas que tiveram contato com a radiação, também a de seus descendentes que terão altos índices de câncer - em maior número a leucemia.
O que acontece aos japoneses não é tão alheio a nós, pois o planeta todo sai prejudicado. Lembram do desastre da companhia petrolífera BP ( British Pretroleum)?
Nem ao menos saímos desse e já temos outro, do qual devemos lamentar muitíssimo. Até porque o ecossistema se altera e muitos animais e plantas acabam morrendo.
O Brasil tem uma produção de energia mais amena, porque está numa posição geográfica privilegiada, além de ter a maior bacia hidrográfica do mundo, não tem terremoto. Nossa maior fonte de energia vem das hidrelétricas, recurso em abundância e barato ao consumidor. Temos usinas nucleares, mas por aqui elas não trazem tantos riscos.
Todos os países têm energia natural a serem exploradas, pois até as ondas são fontes de energia, mas precisam desenvolver mecanismos para suprir a demanda cada vez maior das cidades. Dois requisitos fundamentais para que a ideia da utilização de energia limpa vigore são: custo baixo ao consumidor e aumento da produção. Isso seria ideal para banir impactos ambientais. Mas, essa é uma preocupação irrelevante para os países desenvolvidos, enquanto isso o mundo agoniza com as irresposabilidades cometidas mundo afora. Concordam?


Um comentário: