sexta-feira, 11 de março de 2011

Teoria Apocalíptica.



Há alguns dias noticiaram nos jornais sobre a aproximação da Lua com a Terra, num fenômeno chamado perigeu Lunar. Normalmente, a Lua se encontra a cerca de 384. 405 km da Terra, mas os astrônomos previram que no dia 19 de março ela estará a 356. 577 km de distância, onde ficará mais perto, maior e mais brilhante que o habitual.

Devido a essa aproximação, algumas pessoas acreditam que o clima da Terra possa mudar, despertando vulcões, terremotos, tsunamis, dentre outros. Esta informação alimenta teorias apocalípticas de destruição em massa. Isso se dá porque em outras ocorrências do fenômeno, foram registrados vários desastres naturais, como: o ciclone Tracy em 1974 e o Tsunami no sudeste asiático em 2004.
A superlua como é conhecido o perigeu, ocorre de tempos em tempos: 1955, 1974, 1992, 2004.
Para os astrônomos não existe relação entre os desastres e o fenômeno, mas é muita coincidência que ocorram no mesmo período.
No dia em que li a notícia nem dei importância, mas nesta manhã de sexta-feira fomos surpreendidos por um terremoto no Japão de 8,9 graus, que fez surgir um Tsunami com ondas de até 10 metros. Além de varrer o nordeste deste país, deixou em alerta outros países banhados pelo Oceano Pacífico, incluindo nossos vizinhos: Peru, Equador, Colômbia e Chile.

3 comentários: